Skip to main content
Marketing Digital

Utilizando a pesquisa avançada do Google

By Abril 23, 2012Fevereiro 24th, 2023No Comments

Pesquisas realizadas recentemente apontam que em torno de 70% de toda a navegação da internet começa em algum site de pesquisa. Os relatórios ainda afirmam que os sites mais usados são: Google, Yahoo e Bing. A questão atualmente é encontrar o que se quer de forma  rápida e eficaz por meio de palavras –chaves.

A primeira dica é utilizar as aspas naquilo que você deseja achar. Exemplo: “ Comida japonesa”.

A segunda dica é filetype para a busca de documentos.  Exemplo: hardware filetype:pdf. Mas deve se lembrar se que um operador avançado, como o filetype: é o comando que dá instruções precisas ao Google, a fim de definir melhor a pesquisas. Neste caso, é possível combinar os operadores avançados, para multiplicar os recursos do Google. A complexidade de uma pesquisa não reside na dificuldade em compreender o funcionamento dos operadores, mas na escolha dos operadores a serem associados.

 

Os operadores avançados obedecem a uma sintaxe estrita que deve ser respeitada, caso contrário os resultados não corresponderão ao objetivo desejado (Google nem sempre retorna uma mensagem de erro).

Um exemplo para que você encontre artigos de Marketing Digital, limitando a pesquisa ao nosso site , digite intext:”Marketing Digital” site:www.scoremedia.com.br

Para encontrar documentos no formato PDF, cujo endereço Web contenha arthur e rimbaud, digite inurl:arthur inurl:rimbaud filetype:pdf

 

Outra forma interessante de refinar a busca  é dizer aos buscadores que determinada palavra não deverá fazer parte da pesquisa, por exemplo: “Marketing Digital” –United States

Por último procure facilitar as formas de busca para arquivos específicos. Veja abaixo algumas técnicas:

“Ferramenta de Email Marketing” filetype:ppt (procura por Ferramenta de Email Marketing em arquivos PPT)
“Ferramenta de Email Marketing” filetype:pdf (procura por Ferramenta de Email Marketing em arquivos PDF)
“Ferramenta de Email Marketing” filetype:doc (procura por Ferramenta de Email Marketing  em arquivos DOC).

 

Autora: Gleyma Lima

Leave a Reply