Skip to main content
Marketing Digital

Pendure sua marca no mural do Pinterest

By Abril 24, 2012Fevereiro 24th, 2023No Comments

pinterest

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens, que está crescendo de forma absurda e já é vista pelas empresas como um excelente meio de fazer marketing digital. Mas, afinal, o que é Pinterest? Como ele funciona?

A rede funciona como um mural de imagens, o que dá sentido ao seu nome, que vem de um acrônimo das palavras pin (alfinete) e interest (interesse). Na página, os usuários compartilham imagens e vídeo, mais ou menos o mesmo conceito utilizado pelo Tumblr, mas no Pinterest é possível dividir sua imagem em boards, ou seja, em murais.

Você pode montar murais temáticos sobre decoração, bandas favoritas, e culinária. A ideia é não ficar preso a um assunto, assim os seus contatos têm a opção de seguir o seu perfil ou apenas um board, permitindo controle sobre o que você vai consumir de conteúdo na rede social.

 

O usuário pode subir uma foto ou fazer uma pesquisa e “repinar” a imagem. “Pinar” é o termo predominante nesse ambiente repleto de imagens, que agrada muito as mulheres, que hoje, representam quase 80% da audiência do site. O que justifica a grande popularidade de imagens ligadas à moda, decoração, produtos de consumo e gastronomia, assuntos populares entre as mulheres.

pinterest

O Pinterest já é o quinto site de bookmarking mais popular (atrás apenas de Twitter, Digg, StumbleUpon e Reddit), além de ter altíssimo grau de engajamento e de viralização – grande parte das imagens postadas são compartilhadas centenas de vezes e mais de 80% das imagens postadas são repins. A previsão é que, ainda neste ano, os compartilhamentos atinja boa parte dos apreciadores das redes sociais.

Com tantos pontos positivos, já existem uma série de empresas que retransmitem imagens da sua marca por meio da rede: moda, móveis, alimentos etc. As companhias estão apostando em resultados com foco em branding e relacionamento, apostando no engajamento do público por meio da divulgação de imagens para construir um conceito, quanto para os e-commerces, que já adaptam o conteúdo de seus sites para serem postados automaticamente no Pinterest, inclusive com o preço dos produtos, por meio do botão de compartilhamento da rede social.

Entenda a linguagem do Pinterest:

::: Pin ::: é o mesmo que tuittar/ reblogar, ou seja, o Pin é o ato de publicar alguma imagem em um board da rede social.

:::Board::: São murais onde você pode categorizar suas imagens dividindo-as por temas específicos. Você pode criar quantos boards quiser e seus contatos podem escolher quais boards desejam seguir,

:::Like::: O like do Pinterest é muito semelhante ao do Facebook e Tumblr. É uma forma rápida e objetiva de demonstrar o quanto você curtiu aquilo que o seu contato pinou.

:::Re-pin::: É equivalente a compartilhar um Pin. Assim, você publica em seu perfil algo que um amigo tenha postado em um board. Ao dar um re-pin, você tem a opção de escolher qual board vai hospedar a imagem.

:::Follow::: Ao entrar no perfil de uma pessoa você visualiza logo abaixo da foto de exibição, no canto esquerdo da tela o botão “follow all”. Clique nele e siga todos os boards daquele perfil ou clique em um dos murais e selecione o botão follow.

Jésika Bassanezi, 25 anos, é formada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo.

Leave a Reply