Neste momento você já passou pelas fases e ter um mailing de clientes, a escolha do formato para o e-mail e a definição do que é importante para o público-alvo da sua empresa. Então, agora chegou a vez de escolher o layout, pois isso irá definir se o seu possível cliente irá ler ou não as informações sobre a sua companhia.
Cuidado com o tamanho da mensagem – A maioria dos programas de e-mail possuem os chamados painéis de visualização. São “previews” que possibilitam o usuário visualizar a mensagem antes de abri-la. Com o grande volume de e-mails recebidos diariamente, é comum a navegação pelas mensagens apenas visualizando seus conteúdos nos painéis. Então para que seu cliente veja de cara as informações é necessário que este layout tenha a largura máxima de 550 pixels. No caso da altura isso pode ficar ao seu critério, porém lembre-se de não deixar a mensagem muito extensa, pois isso irá transformar o email em algo chato de ser lido.
Não coloque uma imagem grande no e-mail – Muitas vezes as pessoas recebem um e-mail com uma imagem bloqueada e a famosa frase “Clique aqui para exibir a imagem”. Isso acontece porque a maioria dos e-mails reconhece alguma mensagem com esse tipo de imagem como spam logo as mensagens são deletadas quase que automaticamente.
Posicionamento das informações – Os painéis de visualização ficam posicionados à direita na tela, é melhor colocar os elementos principais de seu layout na esquerda. Links de descadastro também devem ser posicionados na esquerda, onde o destinatário poderá facilmente encontrá-lo.
Aprenda a escrever em HTML – Cuidado para um código HTML mal escrito não estragar seu layout. Se você perder a configuração de fonte, seu design pode deixar de existir. Cor de fundo de tabela também pode não aparecer. Tudo vai depender dos cuidados que você terá e dos testes que você vai fazer em diferentes programas de e-mail. Por isso, fazer vários testes de colocar isso no ar. Além disso, fique atento para alguns pontos como estilo CSS, que deve ser “in line” e imagens de background. Outra coisa importante de se lembrar é que muitas pessoas usam diferentes tipos de programas de e-mail – diversas versões do Outlook, Eudora, Thunderbird, Apple Mail – além de Web Mails, como Gmail, Hotmail, Yahoo, Uol, entre outros), sendo que nem todos têm o suporte necessário às últimas e modernas versões de Html. Ou seja, deixe seu código de html o mais básico possível, para que não sofra alterações no layout indesejáveis.
Proponha um casamento entre as imagens e os texto na mensagem – Evite enviar uma imagem única como seu e-mail marketing, pois existe a possibilidade de um filtro anti-spam barrá-la por não identificar seu conteúdo. Utilize imagens onde realmente precisa. Lembre-se que muitas pessoas não têm habilitado o download de imagens no programa de e-mail, por isso é aconselhável você colocar sua mensagem principal em formato de texto ou colocar texto alternativo vinculado à imagem (se não mostrar a imagem, mostra o texto).
Por fim, evite colocar animações em gif ou flash. Faça um layout limpo e simples, para atingir o maior número de pessoas possível.