Skip to main content
Marketing Digital

O Valor do Relacionamento Digital

By Abril 13, 2012Fevereiro 24th, 2023No Comments

O artigo desta semana vem debater qual a importância do relacionamento digital. Muitos clientes me perguntam como é possível mensurar as relações com os públicos afins, nas redes sociais. A resposta: por meio da popularidade.

E essa popularidade se conquista com o fornecimento das informações que são compartilhadas. A compra da Instagram pelo Facebook por um bilhão de dólares prova que o compartilhamento está em pequenas ações, mas com grande carga de informações. Uma única foto/imagem pode transmitir com perfeita exatidão o valor da mensagem.

Além disso, no meio da comunicação o que vale é aumentar sua audiência, aliás, isso não tem nada de novo. A televisão e o rádio já o fazem desde os primórdios. A diferença de hoje é que a batalha pela audiência transcendeu os apresentadores e jornalistas e atingiu empresas, empresários, blogueiros, enfim, pessoas comuns que têm o poder de mudar a estratégia de comunicação de sua instituição.

 

Voltemos ao relacionamento. Já é sabido que o ser humano nasceu para se relacionar e as mídias sociais estão aí para potencializar esse comportamento tão valioso. A empresa que consegue entender isso, sai na frente. Porém, é preciso tomar alguns cuidados, assim como é feito nos relacionamentos presenciais. As redes sociais não são “terras de ninguém”, pertencem aos seus usuários e possuem códigos de conduta próprios. Portanto, o segredo está em respeitar essas regrinhas. Bom-senso e uma boa estratégia de relacionamento podem fazer a diferença.

Respeito às regras, informações que agreguem valor e constância na transmissão das mensagens são valores essenciais na guerra do compartilhamento virtual. Aliás, criar uma periodicidade nos posts é a mais preciosa de todas as tarefas. Isto é o mais difícil e requer não apenas tempo e investimento, mas também talento.

 

* Patricia Toddai é consultora de comunicação e fundadora da ToddaiCOM, agência de comunicação empresarial e produção de conteúdos.

Leave a Reply