Skip to main content
Marketing Digital

Scoop it – Ferramenta de conteúdo

By Junho 10, 2015Fevereiro 24th, 2023No Comments

A curadoria de conteúdo é uma atividade que vem ganhando destaque nos últimos anos, graças ao avanço das redes sociais, do comércio eletrônico, dos canais de vídeos e dos famosos blogs. Também conhecida como “content curation”, a curadoria de conteúdo é uma área estratégica para a produção e distribuição de conteúdo na internet.

O trabalho do curador de conteúdo consiste em reunir os temas, notícias e assuntos mais relevantes para basear a produção, organização e compartilhamento de conteúdo online. Na prática, trata-se de uma seleção dos conteúdos que apresentam melhor qualidade e relevância para o público na web.

Para ajudar os profissionais de marketing digital e marketing de conteúdo a cumprirem sua missão de distribuir informação relevante e qualificada, existe a ferramenta Scoop.it, uma plataforma online onde é possível definir, acompanhar, monitorar e compartilhar informações e dados importantes, de acordo com as palavras-chave definidas pelo usuário.

 

O Scoop.it tem acesso direto a diversas fontes de informação, entre elas blogs, sites de notícias, Youtube e Twitter. Essa característica garante ao usuário uma ferramenta relevante de monitoramento de dados. O usuário pode determinar quais são os sites de seu interesse ou que apresentam afinidade com seus temas e conteúdos mais importantes.

Como utilizar o Scoop.it no dia a dia?

O bom curador de conteúdo é aquele que está sempre antenado às novidades. O Scoop.it é uma plataforma online que ajuda justamente nesse sentido, pois filtra informações relevantes e que possam servir como base para a produção de conteúdo, além de mostrar materiais postados pelos usuários.

Esse serviço de curadoria apresenta um diário online, que pode ser atualizado em tempo real para monitorar as melhores informações da web. A ferramenta faz: pesquisa e seleção de fontes, de acordo com a definição de palavras-chave; curadoria de conteúdo, com o monitoramento das páginas que serão compartilhadas; além do compartilhamento de inteligência, que consiste em manter links para consulta.

O Scoop.it é uma ferramenta indicada para todos os profissionais que trabalham com monitoramento de informações, como profissionais de marketing digital, blogueiros, redatores, editores web e especialistas em diversos temas. Por meio da plataforma online, é possível fazer o monitoramento ativo ou passivo das informações.

Como criar uma conta no Scoop.it?

Abrir uma conta no Scoop.it é fácil e rápido. Basta acessar o site www.scoop.it, inserir e-mail e senha pessoal ou se conectar através das contas do Facebook, Linkedin ou Twitter. É importante dizer que o site está em inglês, mas é intuitivo e fácil de ser compreendido.

Ao acessar a plataforma, o usuário deve escolher um tema de interesse para monitoramento, criar um diário e determinar as palavras-chave que serão utilizadas para definir as fontes das informações que serão exibidas no “feed de notícias”.

Confira mais posts sobre Marketing Digital, SEO e dicas aqui!