O Google Tag Manager é uma ferramenta desenvolvida pela equipe do Google para facilitar a vida de quem trabalha com marketing digital, especialmente quem precisa acompanhar o desempenho de websites constantemente. O GTM garante agilidade para o planejamento e gerenciamento de tags para sites e aplicativos móveis.
A ferramenta permite criar e atualizar tags nos momentos mais adequados para cada tipo de negócio. O Google Tag Manager (GTM) é um gerenciador de tags totalmente gratuito e que pode ser muito útil para oferecer aos usuários uma plataforma completa e eficiente para o lançamento de novas tags.
Usar o GTM no dia a dia, durante o planejamento de estratégias de marketing digital e performance de sites e aplicativos, é fácil e rápido, pois a plataforma criada pelo Google é muito intuitiva. O Gerenciador de tags do Google permite a configuração e o gerenciamento de tags, evitando que os usuários tenham que perder tempo escrevendo ou reescrevendo códigos para sites e aplicativos.
Quem pode usar o Google Tag Manager?
O Google Tag Manager é gratuito e pode ser usado por qualquer pessoa que tenha uma conta Google. A ferramenta é especialmente indicada para profissionais de marketing e webmasters, que precisam apresentar resultados para seus clientes em campanhas online.
As agências podem gerenciar várias contas ao mesmo tempo. Para isso, elas só precisam ter a permissão de seus clientes.
As empresas gerenciam as tags com facilidade, a partir de uma coleta qualificada de dados. A plataforma contribui para o desenvolvimento de campanhas de marketing digital mais inteligentes e eficientes, pois é possível analisar como cada tag está funcionando.
Confira algumas funcionalidades do GTM
O Google Tag Manager tem várias funcionalidades importantes, como fluxo de aprovação de tags, templates específicos para outros produtos Google, como o Google Analytics e o Google Adwords; camadas de dados, escolha de perfis de usuários técnicos e não técnicos, ótimo carregamento de tags, entre outras.
Para utilizar a ferramenta, basta configurar uma conta do Google e instalar o Gerenciador de Tags. Depois, o usuário só precisa avaliar as melhores tags e realizar a migração das tags antigas do seu site ou aplicativo para as novas tags do GTM.
Pessoas leigas em programação, devem contar com o apoio de um webmaster ou profissional de TI no primeiro acesso à ferramenta, mas depois da instalação e configuração já conseguem trabalhar de forma independente.
O principal objetivo do Google Tag Manager é facilitar a adição, edição e remoção de tags para quem trabalha com marketing digital sem a necessidade da presença constante de um desenvolvedor web. A ferramenta é ideal para quem trabalha com e-commerce, pois permite o acompanhamento de conversões, análise do site e monitoramento de tags.
O Google tem uma página de Central de Ajuda, que explica tudo sobre a configuração e o fluxo de trabalho do Tag Manager. Essas informações podem ser acessadas no site www.google.com.br/tagmanager.
Confira mais dicas sobre Comércio eletrônico aqui!