Skip to main content
Marketing Digital

Você já ouviu falar em Magento?

By Setembro 22, 2015Fevereiro 24th, 2023No Comments

Se você já pensou em abrir uma loja virtual e já pesquisou sobre isso, certamente se deparou com várias opções de plataformas de e-commerce.

Essa variedade faz com que muitas pessoas se sintam perdidas. No momento da escolha da plataforma, há vários fatores devem ser levados em consideração como flexibilidade para personalização, extensões com atualizações frequentes, entre outros. Pensando em todos os recursos essenciais que uma plataforma deve ter, o Magento certamente é a melhor opção.

Logo Magento

Logo Magento

Quando você pesquisou sobre lojas virtuais, deve ter encontrado esse nome em algum lugar, certo? Bom, isso acontece porque o Magento é a plataforma de e-commerce mais utilizada no mundo e consequentemente, a melhor opção.

 

Por ser uma plataforma de código aberto (open source), ela possui um alto grau de personalização – que é uma de suas características mais marcantes. Outro ponto importante e uma das maiores vantagens de utilizar o Magento, é a comunidade de desenvolvedores que se criou em torno dele. Isso quer dizer que existe uma variedade muito grande de programadores e empresas no mundo todo que desenvolvem extensões para a plataforma.

Como utilizar o Magento ?

Por ser uma plataforma repleta de recursos, algumas pessoas acreditam que ela seja muito complexa de configurar. Podemos partir da ideia de que não existe uma fórmula mágica para aprender a utilizar o Magento, mas com dedicação e algum tempo, é possível entender o seu funcionamento e personalizá-lo de acordo com as necessidades de seu negócio.

Uma outra opção é contratar uma empresa que ofereça serviços de suporte e possua uma central de ajuda, com tutoriais e vídeos que irão te auxiliar no processo de configuração da loja. Tenha em mente que se você utilizar a plataforma da maneira correta, ela pode ajudar (e muito) a sua empresa, pois existem inúmeras possibilidades de negócio.

Exemplo painel magento

Exemplo painel admin magento

O Magento permite o cadastro de diferentes tipos de promoções, que podem ser segmentadas por região, produtos ou formas de entrega. Através da plataforma, você pode obter relatórios com informações sobre carrinhos abandonados, produtos mais buscados, entre outras coisas. Além de tudo isso, ela também possui campos para que você trabalhe o SEO, inserindo meta informações para que os buscadores encontrem seus produtos. É claro que essas são apenas algumas das coisas que o Magento pode oferecer ao seu negócio (seria impossível listar todas as suas funcionalidades em apenas um parágrafo).

Como adquirir o Magento

Uma das formas de adquirir o Magento é baixar seu código-fonte e contratar uma empresa especializada na plataforma para colocar sua loja no ar. O código pode ser baixado gratuitamente, mas existe um custo de hospedagem, um valor para abrir a loja (setup) e é preciso contar com um profissional que entenda de e-commerce para mantê-la sempre estável.

A outra opção é bem mais simples: você pode contratar o Magento no modelo SaaS. Se ainda não conhece esse termo, a sigla SaaS significa Software as a Service, ou Software como Serviço. Nesse modelo de negócio, as atualizações são feitas automaticamente e o lojista não precisa se preocupar com as partes mais técnicas do gerenciamento de uma loja. Isso significa que toda a parte de tecnologia fica por conta da empresa prestadora do serviço.

As particularidades de uma plataforma open source, como por exemplo, o alto grau de personalização e uma comunidade que desenvolve a todo momento novas ferramentas, foram pontos importantes aliados às atualizações constantes e acesso fácil do SaaS. Geralmente, nesse modelo o lojista não precisa se preocupar com hospedagem ou custo de setup, o que faz essa solução ser bem mais barata, se comparada a outros modelos de plataforma.

Exemplo de loja Magento - Saraiva

Exemplo de loja Magento – Saraiva

O Signashop é um SaaS desenvolvido através do Magento

O Signashop trabalha com um modelo de negócio em que recursos são lançados toda semana, por isso, existem equipes que estão sempre trabalhando para manter a plataforma estável. Se quiser conferir todas as funcionalidades que o Magento SaaS oferece, você pode criar sua loja virtual grátis – ela estará liberada em apenas 10 minutos.

 [embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=MsxHVpiDBPA[/embedyt]

Confira mais dicas sobre Comério eletrônico aqui!