Quem trabalha com comércio, se preocupa a cada ano a encontrar uma maneira de atrair seus consumidores e fideliza los. Neste ano não será diferente, vamos entender como seduzir o consumidor em 2018 e assim aumentar o lucro do seu comércio.
As tendências do comportamento do consumidor são importantes para que você entenda melhor que público atingir e levá-lo a conversão. Se estiver tentando entender o comportamento dos clientes online, sua maior missão é os fazer converterem suas pesquisas, já que a cada dia aumenta a concorrência.
Entenda os fatores que influenciam os consumidores! 10 fatores cotidianos que influenciam os consumidores:
1. Cultura – experiências mais autênticas e menos superficiais;
2. Classe social – a classe social da sua empresa vai influenciar na sua linguagem e comportamento como marca;
3. Influenciadores – procure influenciadores que tenham a mesma visão que a marca, assim fica mais fácil atrair um público;
4. Família e amigos – amigos e familiares tem influenciam, seus gostos e suas aversões;
5. Idade – não queira atingir todos os públicos, limite uma idade para criar uma persona;
6. Personalidade – ao definir uma ou algumas personalidades de consumidores, você consegue agir com mais foco;
7. Estilo de vida – cada pessoa tem um estilo de vida, marcas também têm que ter;
8. Motivação pessoal – cada um têm suas motivações, que ao pensarmos numa marca, podemos falar temas mais topo de funil;
9. Princípios e crenças – marcas devem estar atentas às lutas do seu público-alvo, e atraí-los de forma criativa.
10. Experiências anteriores – se as experiências anteriores forem positivas, mais chance de você ter clientes rotineiros.
Uma das táticas que mais crescem nos e-commerces é a personalização da experiência de compra. Isso é, você define uma persona (um personagem fictício) para seu negócio e apresenta promoções, descontos ou até mesmo brindes que atinjam seu público. Algumas alternativas direcionadas a sua persona, também são: ranking de mais vendidos, apresentar produtos semelhantes aos que foram pesquisados pelo cliente, segmentação de produtos, filtragem na busca e personalização de e-mails.
As redes sociais modificaram e muito a comunicação. Não se espera mais um atendimento lento e ineficiente. Por isso, as empresas que estão nas redes sociais precisam entender quem são os clientes em potenciais. Já que os usuários buscam as empresas, enquanto conversam com um amigo, a resposta deve ser instantânea e eficaz.
Tecnologias que alteram a comunicação
Chatbot
Graças à tecnologia chatbot, a empresa pode atender as expectativas dos clientes de maneira mais efetiva. Os bots (usam regras de ação e inteligência artificial) auxiliam as redes sociais de maneira automatizada.
Omnichannel
Omnichannel é um conceito de marketing que visa melhorar a experiência dos clientes, integrando todas as suas plataformas. Conheça mais no texto, “Omnichannel – Consumidores querem experiência unificada”.
Smartphone
Cada vez mais cresce o número de smartphones ou os micros momentos. Segundo a pesquisa da Opinion Box, 70 % dos usuários acessam as redes sociais pelos celulares e mais de 70% deles já finalizaram compras pelo aparelho.
Mas como atrair esse público ao seu site?
Avalie se seu site, blog e e-mails estão sendo responsivos. Observe se é possível concluir a compra pelo dispositivo, identifique quando o cliente prefere comprar pelo smartphone e quando pela loja física, e tipo de pagamento utilizado e que produto o cliente compra.
Uma maneira de se beneficiar destes micros momentos, é produzir um conteúdo relevante, para os usuários consumirem, enquanto buscam seus produtos. Um meio de aumentar as chances de encontrar o conteúdo são as palavras-chave ou os pushs.
Big Data
Você pode entender melhor seu cliente, a partir, do nome dos seus usuários, horário de compra, produtos adquiridos e outras informações. Com esses dados, você pode prever tendências e tomar decisões futuras. Definir a sua persona.
Inbound marketing
É o conjunto de estratégias que devem atrair, espontaneamente, possíveis clientes. Esse marketing educa o consumidor da melhor maneira, com propagandas intrusivas (essencialmente com o respeito, cuidado e atenção ao consumidor). Conquistando o engajamento e as altas taxas de conversão.
Pensando nessas tendências, os próximos cinco anos devem ser modificados. Por isso, vamos analisar algumas futuras tendências para seus negócios.
Devido às novas tecnologias, realidades virtuais e economia solidária. Os padrões de consumo e comportamento das marcas devem ser modificados nos próximos anos, pelos seguintes motivos: Novos meios de comunicação;
O varejo vai focar mais no serviço;
As empresas se comunicarão mais por mensagens de texto;
Melhor comunicação será a visual, já que os novos consumidores prestam mais atenção em informações visuais;
Quanto mais autêntica for à marca, mais valorizada ela será;
Pagamento por celular crescerá ainda mais (aplicativos como Apple Pay e CurrentC já permitem a compra de qualquer coisa pelo Smartphone);
Deve crescer a busca por serviços e produtos compartilhados;
Consumo de serviços B2B deve aumentar;
Sites responsivos vão ser mais populares;
Dia a dia será consumido no digital;
Privacidade será cada vez mais requisitada;
Uma plataforma que será muito utilizada é a da realidade virtual.
Se você tem algum tipo de comércio e quer ser competitivo, entenda que não basta qualidade no produto e bom atendimento. É preciso mostrar autenticidade para ganhar a atenção e a confiança do consumidor. Seja acessível ao seu cliente. Busque alternativas para que você e seu cliente se tornem mais próximos e mais concentrados na sua rotina e consumo