O novo aplicativo para Android, WhatsApp Busines, é gratuito e foi criado para atender as necessidade de pequenas ou médias empresas. Propõe-se a automatizar, organizar e avaliar métricas das interações com os clientes. Para grandes empresas há uma terceira modalidade de serviço, o Enterprise.
A intensão destes aplicativos é facilitar a interação com os clientes. Ele fornece ferramentas que aceleram e classificam as mensagens rapidamente, melhorando o relacionamento entre ambos e assim tornando a comunicação mais segura.
Perfil da sua empresa
Para usuários que querem ver o perfil da sua empresa. As informações estão disponibilizadas no perfil do contato, podem reunir endereço físico, e-mail e website. O que é um grande facilitador de ferramentas especificas. A intenção é ressaltar os pontos importantes, como descrição da marca, horário de funcionamento e fotos. Quanto mais básicos forem seus dados, mais útil será para os clientes, que tem maior engajamento.
Etiquetas para que servem?
Se organize com etiquetas (identificando-as como novos clientes, pedidos ou pagamentos pendentes) para organizar seus contatos e conversas, isso vai facilitar na hora da conversa. O recurso personaliza e enquadra o melhor perfil de público-alvo.
Respostas rápidas
Como é uma ferramenta de respostas rápidas, você pode optar por salvar mensagens padrões e reutilizá-las. Ou também automatizá-las, em caso de ausência. Esse mecanismo é permitido por meio dos Chatbots.
O que são os chatbot?
Os chatbots são um grande avanço entre as marcas, pessoas e tecnologias! Eles são robôs desenvolvidos a partir de um software de comunicação automatizada.
Têm os que possuem inteligência artificial e aprendem a conversar e interagir melhor a cada conversa. Esses se baseiam em regras de um conjunto de fluxograma: de acordo com as respostas e dicas dos usuários, o chatbot segue um ou outro caminho.
Esses robôs facilitam a comunicação por meio do Messenger, Skype, WhatsApp Business e outros aplicativos, por meio de respostas programadas aos clientes.
Eles otimizam o processo de atendimento ao cliente. Promovendo uma verdadeira revolução no Marketing de Conteúdo, pois oferecem conteúdos de entretenimento e de consumo rápido. Oferecem conteúdo de topo de funil. Eles também podem ser usados para vendas.
Um bom chatbot precisa definir o seu tom de voz. Isso define sua personalidade e sua linguagem ao falar com o público. Mas deve ser adaptado ao tom de voz da conversa, não passar a impressão de ser um robô.
O que o chatbot faz no WhatsApp Business?
– Responde mais rápido as perguntas frequentes;
– Apresenta a empresa;
– Avisa sobre atendimentos e afins.
Vantagens
Um dos pontos mais importantes para o WhatsApp Business foi deixar a interface inalterada. O que permite maior adaptação das empresas que trocaram para o aplicativo empresarial. Assim que baixar o WhatsApp Business, o usuário tem domínio completo do serviço, o que facilita e muito a organização com seus contatos profissionais.
Nenhum dos recursos populares foi retirado, ainda é possível montar grupos, fazer chamada de vídeo e voz, criar status e enviar GIFs, madar documentos e outros recursos.
O que o whatsApp Business mudou no Brasil?
Segundo a Mobile Ecosystem Forum (MEF), o Brasil é o segundo maior país em uso no WhatsApp, ficando atrás, apenas, da África do Sul.
Isso facilita que a plataforma seja um canal rápido e eficiente entre o cliente e a marca.
Por isso, há grandes possibilidades de ações para estratégias digitais, assim fidelizando mais o público-alvo.
Finalidade
O WhatsApp Business é um canal para comunicar, ele pode ser usado como marketing, customer support, comunicação interna, além de ser uma excelente plataforma one-to-one com o cliente.
Ele, também, pode ser usado como: delivery, consierge servisse, plataforma de booking, consultas médicas, serviços governamentais.
Confira o que o WhatsApp pode fazer o seu negocio e não perca tempo. Ele ajuda os donos das empresas a separarem as conversas privadas e terem melhores sistemas de organização para a comunicação com os clientes.
O aplicativo faz métricas para saber o fluxo de mensagens, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas. Isso ajuda, para saber se você está ignorando ou sendo ignorado com uma frequência maior do que a esperada.