Qual é a diferença entre SEO e PPC? O que mais distingui um mecanismo do outro é que o tráfego orgânico gerado pelo SEO é “gratuito”, enquanto o PPC não. Search Engine Optimization (SEO) com uma boa estratégia e planejamento pode levar sua página aos primeiros lugares em sites de busca e aumentar a visibilidade orgânica.
É claro que para alcançar esse resultado é indispensável contratar profissionais qualificados e trabalhar o SEO exige muito conhecimento. A concorrência de sites e e-commerce com as palavras-chave são altas, emplacar entre as primeiras colocações orgânicas é um trabalho árduo que exige muito tempo e esforço dos profissionais de marketing digital.
Pay Per Click (PPC) é uma das métricas dos anúncios no Adwords, dependerá da popularidade da palavra-chave, qual será a concorrência entre os anunciantes e o quanto cada um pagará pela publicidade, entre outros. Uma das vantagens é o anunciante pagar apenas quando um usuário clica na publicidade, porém, quanto mais otimizada a palavra-chave, maior o custo por clique.
Isso não significa que seja fácil criar ou administrar o anúncio, o sucesso será viável com profissionais qualificados para compreender o que será necessário para uma publicidade ser bem-sucedida.
O do it yourself não funciona no mercado de marketing digital e Adwords. Anunciar acreditando que, só pelo fato de pagar um anúncio ele terá conversões efetivas é um erro.
Métricas PPC
Quem investe em Adwords possui métricas e relatórios completos sobre taxas de cliques e conversões de seus anúncios. Estes dados são importantes, mas o que muitos desejam saber é como estes dados afetam suas vendas de maneira direta. Afinal, o investimento é alto.
O especialista Jacob Baadsgaard organizou uma pesquisa para saber exatamente como algumas métricas do PPC eram efetivas com o ROI (Retorno de Investimento) de sua empresa.
Seu método de estudo foi com base nas variáveis que poderiam afetar a performance com dados de mais de 500,000 palavras-chaves e mensuração de resultados no ROI.
Cliques e conversões
É de conhecimento geral que aumentar as taxas de clique (CTR) pode ser efetivo em aumentar as conversões, apesar da manobra dar certo na maioria dos casos, isso não pode se tornar regra.
No estudo conduzido altas taxas de CTR estiveram relacionadas com baixas taxas de conversão. Isso porque essa prática será mais efetiva apenas se o público certo, com a mensagem certa e intenções alinhadas clicarem no anúncio.
Mesmo com segmentação de público-alvo, interesses, etc, nem todas as pessoas que clicarão no anúncio farão parte deste grupo de pessoas. Muitas vezes, o anúncio receberá cliques de pessoas que ao chegarem em sua landing page, descobrirão que os serviços ou produtos ofertados não são condizentes com suas necessidades ou expectativas.
A culpa pode ser do seu anúncio que não conseguiu passar a mensagem correta e acabou atingindo o público incorreto.
Palavras-chaves longas
Na teoria aprendemos também que ao trabalhar com palavras-chaves longas teriam menos concorrentes e os cliques teriam um preço menor.
No estudo, descobriu-se que as palavras mais efetivas tinham entre 15 a 30 caracteres. Palavras com menos de 15 caracteres apresentaram problemas de não ser tão específicas e por isso obtiveram menor taxa de cliques. E a palavra tinha volume bom de pesquisas, porém era muito competitiva.
Nas palavras-chaves acima de 30 caracteres, as buscas eram específicas demais e não geraram conversões, apesar de ter atraído cliques.
Por exemplo, uma pessoa faz uma busca com os termos: “Como eu faço para remover pulgas e carrapatos no interior dos tacos da minha casa com produtos naturais ou caseiros”.
Essa pesquisa é extremamente específica e a resposta deverá ser também. Nesse caso, suas dúvidas, provavelmente, serão esclarecidas em fóruns ou blogs especializados e não em uma landing page.
CPC
Quanto maior o CPC, provavelmente há menos conversões e rentabilidade. Porém se as vendas forem suficientes, os esforços com palavras-chaves e CPC valerão a pena. No estudo, foi constatado que quanto mais alto o valor dos produtos maior o custo do CPC e estará conectado diretamente ao baixo ROI.
Esses resultados mostram que você deverá se esforçar mais para alcançar seu público-alvo e influenciá-los de maneira criativa e assertiva com seus anúncios. Ficou com alguma dúvida sobre PPC ou SEO? Deixe um comentário!