As mudanças na opção Curtir das publicações no Facebook, com a criação dos novos tipos de reações causou um alvoroço entre quem utiliza a rede social para divulgar seus produtos e serviços. Muitos ficaram em dúvida com relação aos resultados de seus anúncios e como seriam feitas as análises sobre os números provenientes deste novo formato.
Antes da inclusão destas reações, o grande público acreditava que surgiria a nova opção descurtir, já que a prática de curtir algumas postagens, como tragédias, por exemplo, nunca pareceu um comportamento adequado para o usuário.
Em fevereiro de 2016 a rede surpreendeu a todos mostrando não apenas duas opções de interação com as postagens, mas, seis reações do Facebook.
Desde então, as postagens no Facebook passaram oferecer as opções, curtir, amei, haha, uau, triste e grr. Quando o usuário clica ou toca a tela no botão Curtir, surge um menu suspenso com as reações do Facebook, onde o usuário seleciona qual delas está relacionado ao seu sentimento.
E o que mudou em meus anúncios?
Praticamente nada em termos de leitura de relatórios, as reações do Facebook nos anúncios continuam com a mesma estrutura, porém, com informações adicionais. Isso porque um anúncio feito na rede terá a contagem feita como se o usuário tivesse curtido, contando as reações, na verdade, como alcance.
Confira o comunicado do Facebook em sua Central de Ajuda para Anunciantes:
“As métricas que incluem Curtidas nos relatórios de anúncios também incluirão Reações. Entretanto, eles não serão detalhados como Reações Individuais”.
Ou seja, o relatório mostrará o número de Curtidas e informará quantas delas são Reações, porém, não mostrará o detalhe de quanto cada uma delas estará embutida.
Ao mesmo tempo, o Facebook entrega este número para o anunciante para que ele controle suas publicações e interações dos seus usuários em sua página. O detalhamento das reações do Facebook está disponível nas informações da página, uma leitura e um relatório mais acurado com base nesses dados podem ser conferidos.
Essa nova forma de interação é um ótimo novo complemento na análise de uma empresa a respeito do seu conteúdo e como ele é recebido pelo seu público através das redes sociais. Entre todas as reações presentes, algumas delas podem ter um significado altamente impactante, como é o caso do “Grr”, que indica raiva sobre o assunto e pode ser considerado negativo.
A especificidade nas reações permite que o profissional entenda melhor suas publicações, podendo encontrar padrão de recusa e aceitação no que é anunciado ou publicado. Um exemplo simples, se dez publicações específicas tiveram mais da metade de suas interações marcadas como “Grr”, é possível tentar encontrar o padrão entre elas e comparar com outras publicações que tiveram uma aceitação melhor, como um “Curtir”, “Amei” ou “Uau”.
A recepção negativa dessas publicações pode indicar uma linguagem inapropriada para seu público-alvo, produtos escancarados, condições ou informações confusas e assim por diante, mas é preciso fazer uma análise mais detalhada.
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