Nem todos os profissionais do mercado compreendem a real importância da palavra-chave para seus sites. No caso de sites de e-commerce, esse problema também permanece, quando as empresas não compreendem totalmente o poder e importância de uma boa palavra chave para a estratégia de SEO e acabam associando erroneamente o termo a significados diversos, como, por exemplo, definir a palavra chave ao nome da empresa ou a marca do negócio.
Dentro de estratégias relacionadas a buscadores, principalmente em SEO, a de palavra chave estão no coração do trabalho, direcionando as estratégias e ações de uma campanha, fazendo com que as páginas de um site tenham seus esforços direcionados para elas e, no conjunto de páginas, se tenha um mapa geral de qual palavra chave é mais importante para a estratégia de posicionamento de um site nos buscadores.
Neste contexto, há uma divisão de dois tipos de palavra chave a que auxiliam na definição da estratégia de um e-commerce. Elas são as palavras-chave genéricas (head tail) e as palavras-chave de cauda longa (long tail).
A definição para cada um dos termos é simples: as palavras genéricas, como o termo diz, são palavras-chave amplas, geralmente compostas por termos amplos, como, por exemplo: computador, TV, automóvel, entre outras. Já as chamadas palavras-chaves de cauda longa são aquelas utilizadas para buscas mais específicas como, por exemplo: computador para jogos com placa de vídeo.
Na estratégia de SEO, enquanto as palavras genéricas possuem um grande número de buscas realizadas durante um período, elas também são altamente concorridas, já que todos os sites estão interessados em ter um bom posicionamento para elas. No caso de uma palavra genérica como “notebook”, todos os tipos de serviços relacionados ao aparelho vão trabalhar para aparecer como resultado de busca do termo, desde as fabricantes, passando pelas revendedoras varejistas, assistências técnicas e vários outros tipos de serviços.
Nas palavras-chave de cauda longa, o volume de busca por termos específicos é menor, mas, ao mesmo tempo, a concorrência também. E, como uma possível página voltada para uma palavra-chave de cauda longa tem grandes chances de realizar uma conversão exatamente pela sua especificidade (lembrando que “conversão” também é uma definição ampla”).
No trabalho de definição das melhores palavras-chave para um site, algumas ferramentas funcionam para facilitar esta tarefa. O mercado possui muitas soluções, cada qual com métodos e até funções diferentes. Entre algumas das mais conhecidas do mercado estão:
Planejador de palavras-chave do Google
Fornecido pelo próprio Google, é uma ferramenta gratuita dentro do site Adwords, funcionando como um caminho para o profissional visualizar quais palavras-chaves são mais buscados, com diversas variáveis e filtros.
Adwords Search Terms
É um relatório de palavras-chave para Adwords, também fornecido pelo Google. A ferramenta permite visualizar como se comportam seus anúncios mediante as buscas no Google e também quais palavras-chave são relevantes para sua campanha, assim como as que não devem estar relacionadas a ela.
SEMRush
Uma dinâmica e poderosa ferramenta capaz de mostrar o posicionamento dos concorrentes em palavra chave, mudança do posicionamento ao longo do tempo, descobrir novos concorrentes, entre outros fatores.
Keyword Revealer
Uma ferramenta para descoberta de palavra chave, principalmente para termos com baixa ou nenhuma concorrência. Possui opção de descoberta de palavra chave através de um método de brainstorming e também conta com posicionamento e acompanhamento de palavra chave.
Confira mais dicas e novidades do blog, aqui!