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Marketing Digital

Os “termos de uso” do Facebook: como administrar suas Fan Pages

By Outubro 17, 2012Fevereiro 24th, 2023No Comments

Administrar páginas nas redes sociais não é tarefa fácil. Já falamos diversas vezes aqui no Score sobre como é importante direcionar a administração da página para profissionais preparados e informados sobre tudo o que acontece nas redes.

O descaso com informações importantes e com a maneira com que a página é comandada pode gerar situações que comprometem a imagem da marca e até mesmo resultar em uma grande crise. Para não correr esse risco, é preciso ter certeza de que o profissional responsável pela página sabe perfeitamente o que fazer e o que não fazer, inclusive legalmente.

Poucas pessoas sabem e prestam atenção nisso, mas o Facebook, por exemplo, possui termos e regras específicas para Fan Pages. Não se trata de apenas publicar qualquer conteúdo atrativo e conseguir maior número de likes, há muitas regras que são ignoradas na maioria das vezes e pode dar o direto ao Facebook de retirar a página do ar, caso a rede avalie que certa Fan Page infringiu regras.

Nos Estados Unidos e na Europa, a fiscalização para garantir que as regras de administração de páginas no Facebook sejam cumpridas é muito mais rígida do que no Brasil. No entanto, as Fan Pages brasileiras devem se preparar, pois a rede social pretende manter uma fiscalização mais constante no Brasil já que o número de páginas por aqui aumenta diariamente.

Uma das informações extremamente importantes que o Facebook fornece, por exemplo, são os chamados “termos de uso” das Fan Pages. Se tratam de guidelines que mostram o que é permitido e o que não é permitido realizar na administração da página e como agir corretamente na interação com o público da rede social. As infrações podem resultar em bloqueio da página e até mesmo exclusão.

 

Há regras que mostram como é permitido coletar informações dos usuários que “curtem” a página. Ao coletar as informações do usuário a página deve “deixar claro que você (e não o Facebook) está coletando estas informações, e irá notificar os usuários para que eles estejam cientes do uso das informações coletadas”.

Outra regra que é bastante ignorada, até mesmo pelas grandes Fan Pages, é que não é permitido “fazer com que o usuário se registre ou entre em uma promoção ao curtir uma publicação no mural ou ao comentar ou enviar uma foto em um mural”. Sortear produtos fazendo com que os usuários compartilhem qualquer informação é “ilegal” para o Facebook, e eles se reservam o direito de remover a página do ar por qualquer motivo.

Por isso, os profissionais contratados para cuidar das redes devem conhecer perfeitamente as regras para não colocar o investimento em mídias sociais da empresa em risco. As regras funcionam para proporcionar uma experiência otimizada a todos os usuários do Facebook, bem como regulamentar a questão da publicidade dentro da rede social e como as publicações atingem o público.

Quem quiser se informar sobre os termos de uso, acesse o link http://www.facebook.com/page_guidelines.php

Mariana Lima é recém-formada em Jornalismo, atua como analista de mídias sociais e contribui semanalmente para o Score Media.

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