O Marketing digital está cada vez mais presente entre as grandes marcas globais. Depois de tantos exemplos e casos positivos que mostram o quanto as ações no mundo da web trazem ótimos resultados, mais empresas passaram a investir pesado na área.
Todo o tipo de marca, sabendo aproveitar as oportunidades na rede, pode se beneficiar com um bom plano de marketing digital, das mais populares até as mais luxuosas.
É o caso da grife britânica Burberry, que conquistou pela segunda vez consecutiva o primeiro lugar na lista das grifes que possuem mais eficiência digital. O ranking foi elaborado pelo Luxury Lab, departamento que estuda o segmento de luxo na Universidade de Nova York, e reúne mais de 60 grifes de luxo, como Ralph Lauren, Gucci e Louis Vuitton. Segundo o estudo, a Burberry dedica 60% do budget de marketing para ações digitais, valor três vezes maior do que a média das demais marcas.
Um dos exemplos citados pelo Luxury Lab é a página “Burberry Bespoke” (http://br.burberry.com/store/bespoke/), que instiga a interatividade com os usuários através da possibilidade de desenhar e customizar seu próprio trenchcoat, peça ícone da grife, e ainda compartilhar o produto nas redes sociais. Além dessa página, a marca investiu em mais duas grandes inovações digitais, a Art of The Trench (http://artofthetrench.com/), que reúne imagens enviadas pelos consumidores e a Burberry Acoustic (http://br.burberry.com/store/acoustic), que une moda e música em um canal de vídeos incríveis de novos artistas ingleses.
E não acaba por aí, o primeiro lugar é mais do que merecido para a marca, pois além de todas as iniciativas para entreter os internautas, a grife também trouxe as experiências digitais para o mundo off-line. A Burberry inaugurou uma loja na Regent Street em Londres, que oferece ao vivo a mesma experiência que o consumidor pode ter navegando no site. Na loja, existem espelhos digitais que captam a peça refletida e abrem uma janela para mostrar em qual desfile a peça apareceu, também foi montado um palco para apresentações das bandas do projeto Burberry Acoustic.
Tudo isso exigiu muita preparação do marketing da empresa e alinhamento com todos os setores da grife, o que mostra que a marca é completamente conectada em todos os sentidos. Quem se interessou pelo estudo da Luxury Lab e que saber mais sobre as quatro categorias avaliadas (site, marketing digital, mídias sociais e Smartphone) acesse o link http://www.l2thinktank.com/research/fashion-2012/, que mostra mais detalhes da pesquisa e ainda aponta que o e-commerce para o mercado de luxo é a “bola da vez”.