Uma tendência que cresce constantemente é a do mercado mobile. Desde tablets até aparelho de Smartphones, a quantidade de acessos através destes dispositivos é enorme. Além de possibilitar acesso mais rápido às informações da rede, os usuários consideram mais prático e fácil acessar os e-mails através do celular ou tablet.
Segundo uma pesquisa recente, encomendada pela Return Path, cerca de 25% dos usuários de internet no Brasil preferem ler e-mails pelo celular ou pelo tablet. O mesmo estudo também apontou um crescimento de 35% nos acessos por esses dispositivos em relação ao ano passado.
Portanto, estratégias de e-mail marketing também tem que considerar que o mercado mobile tem um alcance significativo. Não é fácil encontrar no mercado peças e ações específicas para mobile, a demanda surgiu faz algum tempo, porém poucos fornecem esse tipo de serviço especializado e focado em peças visualizadas nos celulares ou tablets.
Layout e conteúdo são essenciais para o sucesso do e-mail marketing, assim como personalização. Por isso, é preciso levar em conta como o usuário vai visualizar a mensagem e de que forma ele vai poder acessá-la. Não basta usar a mesma peça para diversos dispositivos, pois cada um deles tem restrições, especificações e características próprias.
No e-mail marketing para Smartphones, por exemplo, o mais comum é visualizar os e-mails rapidamente, por isso a mensagem deve ser criativa e mais direta. No tablet, valorizar as imagens também é importante, mas é importante não deixar o arquivo com excesso de peso e ao mesmo tempo não comprometer a qualidade da imagem. Além disso, para ambas as plataformas a interatividade não deve ser deixada de lado. Esses gadgets permitem criações muito mais interativas e criativas, lado que quando explorado garante muito mais engajamento do público e sucesso de receptividade.
Outra dica importante é separar e mapear o público que prefere visualizar os e-mails através dos dispositivos móveis e os que preferem computadores e notebooks. Assim, é possível elaborar estratégias diferentes para ambos e conseguir atingir mais pessoas e com maior intensidade.
Mariana Lima é recém-formada em Jornalismo, atua como analista de mídias sociais e contribui semanalmente para o Score Media.
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