A diferença entre site responsivo e o site mobile é uma dúvida comum para os iniciantes do mundo da web. Empresas e aspirantes do setor se deparam cada vez mais com essa possível escolha, diante de um cenário onde o acesso à Internet por meio de dispositivos móveis cresce cada vez mais.
Essa informação, na verdade, já mostra que a dúvida se refere a um alvo específico: independe de qual seja a escolha, site responsivo ou site mobile, ambos são destinados ao uso da Internet através de dispositivos móveis, seja smartphones, seja um tablet.
Sites responsivos
Como o próprio nome diz, responsivos são os sites que se adaptam ao dispositivo que exibe a página da Internet. O site responsivo se adapta à tela, respondendo ao layout de acordo com a necessidade do usuário. Também conhecido como ‘layout líquido’, o site responsivo é flexível e tem como principal objetivo proporcionar uma melhor experiência ao usuário, tornando-se melhor visualizável e navegável segundo o dispositivo que está sendo utilizado.
O site responsivo se adapta não somente à tela, mas também ao método de navegação. Atualmente, a versão convencional de um site é o padrão visualizado em uma tela de monitor, seja de um computador ou de um notebook. As versões que precisam se adaptar são geralmente os mobile: tablet e celular. Com isso, o método de navegação também é alterado.
Enquanto os usuários de PC e notebook utilizam teclado físico e mouse (ou touch pad) para interagirem com os sites, os usuários dos mesmos sites, interagindo através de smartphones e tablets o farão, em sua grande maioria, através de telas sensíveis ao toque, o que terá como dispositivo de entrada uma caneta para tocar a tela ou, novamente, na maioria dos casos, os dedos da mão.
Com isso, o site responsivo também adapta, por exemplo, opções de um menu navegacional. Enquanto um site, na tela do computador, um menu de navegação mostra as opções paralelamente, o mesmo menu, em sua versão mobile, pode compilar todas as opções dentro de um menu suspenso que será ativado quando o usuário solicitar – através de um toque, por exemplo.
Neste cenário, as TVs, com grande espaço navegável, mas com adaptações diversas para facilitar a navegação (trackball, controle pelo celular ou até mesmo teclados com touchpad), ainda não estão 100% incluídas no método de navegação contemplado nos sites responsivos, mas o layout já é responsivo e se adapta perfeitamente à necessidade do usuário.
O site mobile
O site mobile, por sua vez, também tem sua definição já no nome: ele é um site feito exclusivamente para dispositivos móveis. Este procedimento tem como principal diferença a criação de um novo site destinado diretamente para novos dispositivos além do convencional formato, onde a página da internet é desenvolvida com o objetivo de aparecer em um monitor de computador ou laptop.
No caso, todos os códigos, imagens e estrutura de uma página desenvolvida para um monitor convencional simplesmente não é uma boa experiência quando transportada para uma tela menor de smartphone e tablet. Além das restrições de tamanho de tela, algumas funcionalidades são pensadas para o usuário que está navegando com mouse e teclado.
O site mobile é um segundo site desenvolvido especialmente para a experiência do usuário no tablet ou smartphone, onde um novo código é realizado, com imagens e layout adaptados para o tamanho da tela dos dispositivos móveis, assim como a navegação e a interação, feita, geralmente, através do toque na tela.
Como o site mobile se trata de um novo site, geralmente, ele está endereçado por uma nova URL, em que muitos sites utilizam o subdomínio “m” identificando de imediato a versão mobile daquele site.
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