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Marketing Digital

5 dicas para melhorar o ROI

By Junho 16, 2016Fevereiro 24th, 2023No Comments

Todo profissional de internet vai se deparar com esta sigla em algum momento da carreira, o ROI. Acrônimo para Return on Investment, ou, Retorno sobre Investimento, em português.

Em termos práticos, ROI significa o montante de dinheiro que resultou de um investimento feito. Qualquer publicidade feita na internet, por exemplo, tem um valor de capital investido e o isso é calculado pelo ROI.

O cálculo do ROI, à primeira vista, é simples. Em uma campanha publicitária obtém-se todo o valor resultante de campanha, desse valor, subtrai-se a quantia de despesas relacionadas às vendas e o resultado dessa subtração deve ser dividido pelo total de custos gastos.

Na prática, a fórmula simplifica ainda mais:

imagem ROI

Entretanto, saber como funciona o ROI é o começo do caminho. O segundo, e mais desafiador, é saber como melhorá-lo. No geral, a melhor maneira para isso é fazer com que o público-alvo seja atraído para o seu negócio, mas realizar essa tarefa pode seguir inúmeros caminhos e também conter inúmeros obstáculos.

 

Dica #01: Instalar o relatório avançado do Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa, mas o grande segredo de manuseá-lo é obter informações específicas do site e um caminho para ajudar nesta tarefa é a utilização de relatórios avançados já configurados. Neste caso, o relatório criado por Avinash Kaushik, autoridade no assunto de Marketing Digital e Análise Web, é ótimo e já está pronto para instalação. Obviamente, as informações disponíveis no relatório exigem conhecimento prévio da ferramenta analytics.

relatorio avançado - ROI

Dica #02: Analisar o CPC x RPC (Custo do clique x Retorno por Clique)

Basicamente, pela análise é possível saber quanto está sendo gasto com cliques versus cliques recebidos. Todo e qualquer link patrocinado, precisa trazer um retorno. Muitas variáveis são levadas em conta para se ter uma leitura completa, mas é necessário saber se a campanha está dando certo. Por exemplo:

CPC: R$1 com RPC: R$7. A cada clique é gasto R$1, mas com retorno de R$7.

Dica #03: analisar o custo por conversão/transação

No caso de lojas virtuais, o exemplo é bem prático: o custo por conversão é quanto você está desembolsando para efetuar uma conversão. Levando em consideração a margem de lucro, se o custo por conversão é uma porcentagem considerável do seu produto, é preciso tomar medidas para que o ROI seja maior. Exemplo: se o ticket médio do seu produto é de R$100, e o seu custo por conversão é de R$50. É necessário revisar a campanha e seus produtos. Já que você paga metade do produto para vendê-lo.

conversao-transacao - ROI

Dica #04: monitorar a taxa de rejeição

Ainda que os pormenores sobre a taxa de rejeição seja um mistério (já que o Google não revela todos os detalhes), é importante atentar-se aos números deste índice. Se a taxa de rejeição estiver muito alta, alguns problemas podem ser identificados, como falta de estoque dos produtos, falta de sortimento, produtos que não correspondem ao público-alvo, entre outros.

Dica # 05: evite esgotar o saldo

Primeiramente, uma campanha sem saldo no Google Adwords já remete perder relevância, perde clique, e disponibilidade, tornando o custo mais caro. A manutenção do saldo deve ser feita, evitando surpresa de picos de procura do produto que está sendo relacionado à campanha. Um exemplo simples: o anúncio de um produto que, por ventura, aparece um programa de TV famoso. As chances de aumento de busca deste produto são grandes e uma campanha sem saldo pode se esgotar exatamente neste momento.

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