O marketing digital tornou-se uma das áreas mais importantes nos negócios modernos, e compreender exatamente como ele funciona é um fator chave para o sucesso de qualquer empresa. Para aqueles que são novos no setor, aqui estão algumas dicas que o ajudarão a começar.
#1 Ouça os consumidores; eles é que sabem melhor…
Não é segredo que os consumidores têm mais poder do que nunca, graças a um maior acesso à tecnologia da informação e da comunicação. O que isso significa para os marqueteiros é que ao criar ou atualizar produtos, eles precisam ter a certeza de aprender com seus clientes. Ouvir seu mercado-alvo deve ser parte integrante da construção de sua estratégia, bem como assegurar que ela continue trabalhando efetivamente no futuro.
#2 Fique de olho nas estratégias da concorrência
Se você insistir em ignorar o mercado, seus concorrentes não o farão. Como tal, é essencial que você acompanhe seus esforços de marketing digital e reaja de acordo quando necessário ou possível. Se eles estiverem fazendo algo particularmente inovador ou eficaz, você precisará descobrir uma maneira de replicá-lo. Esteja ciente de que só porque a estratégia de outra empresa funciona para eles não significa que ela será necessariamente adequada para seus negócios. Isso requer pesquisa e análise para determinar se seria esse o caso.
#Nº 3 Foco no marketing móvel
Com tantos consumidores usando smartphones hoje em dia, evitar um foco no marketing móvel pode colocar seu negócio em desvantagem em termos de alcançar clientes de forma que é apropriado para eles. Um website móvel que possa ser acessado em movimento é uma exigência absoluta para o sucesso, e deve estar na vanguarda de qualquer estratégia de marketing digital.
#4 Tente a integração entre plataformas
Compreender como plataformas diferentes são usadas em conjunto umas com as outras proporciona uma visão valiosa sobre o que o mercado alvo quer dvocê e de seus produtos ou serviços. Integrar seus esforços de marketing digital em múltiplas plataformas significa encontrar maneiras de fazer com que cada plataforma funcione para você, o que ajudará a cimentar a lealdade dos clientes à medida que eles perceberem um valor maior com você.
#5 Use eficazmente o marketing de afiliados
Uma forma frequentemente negligenciada mas altamente eficaz de alcançar novos públicos é através de programas de marketing de afiliados, através dos quais outra companhia oferece uma comissão quando seus clientes compram produtos do seu com base em sua recomendação. Isso é especialmente útil para produtos como e-books ou cursos on-line que muitas vezes exigem ofertas específicas para conseguir o público que você deseja.
#6 Encontrar um nicho
Encontrar seu mercado-alvo não significa tentar atrair a todos; significa concentrar-se em um grupo muito específico de pessoas e adaptar seus esforços de marketing digital em conformidade. Compreender exatamente que tipo de pessoa se beneficiará mais com o que você tem a oferecer é fundamental para encontrar sucesso, o que pode ser conseguido usando plataformas de marketing de mídia social para conduzir mais pesquisas sobre essa demografia.
#7 Foco na fidelidade do cliente a longo prazo
Estabelecer um bom relacionamento com os clientes é o segredo do sucesso no marketing digital, e qualquer estratégia deve ser orientada para a construção dessas relações. Isso pode ser conseguido fornecendo valor consistente a seu mercado-alvo por meio de múltiplas plataformas, bem como servindo-os consistentemente melhor que seus concorrentes. Um pagamento virá quando os clientes se tornarem compradores repetidos e as oportunidades de indicação aumentarem exponencialmente com o tempo.
#8 Não ignore o e-mail marketing
O e-mail continua sendo uma das melhores maneiras de construir relações com os clientes, que muitas vezes optam por receber informações de companhias que eles acham relevantes como promoções, atualizações e lançamentos.
Um dos maiores erros que as companhias cometem em seus esforços de marketing digital é permitir que as coisas aconteçam de forma aleatória ou inconsistente. Embora cada campanha possa ter uma data de expiração, isso não significa que elas sejam completamente inúteis depois desse ponto; em vez disso, você deve descobrir como usá-las para a máxima eficácia ao longo do tempo
#9 Invista em google ads e facebook ads
No contexto atual do marketing digital, não se pode pensar em marketing sem anúncios no google e no facebook. A razão é que eles têm uma boa relação custo-benefício e o ajudam a visar seu público de maneira muito precisa. Além disso, esses anúncios são capazes de levar a um sério aumento de vendas para seus negócios e criar uma imagem positiva para você entre os clientes
Essas são algumas estratégias básicas que podem ser usadas de acordo com suas necessidades. Dependendo do mercado-alvo, diferentes táticas podem ser usadas. É muito importante entender como cada tática funciona com mercados diferentes, para isso, uma agência de marketing digital é fundamental para lhe auxiliar no seu negócio.