Conectado esta é a ordem da vez, ou sua empresa está presente nas redes sociais, ou a sua marca é dada como inexistente no mercado. Após ter caído no gosto popular, as redes sociais tornaram-se aliadas das empresas, atuando fortemente no setor de marketing, publicidade e propaganda. A possibilidade de abranger centenas de usuários apertando o botão compartilhar no Facebook, por exemplo, fez com que as empresas enxergassem uma grande oportunidade de negócio neste tipo de ferramenta.
O marketing nas Redes Sociais consiste em criar relacionamentos com seus clientes por meio de um conteúdo agradável, possibilitando a interação e a propagação da sua marca na rede. Segundo pesquisas, em cada 10 brasileiros, quatro utilizam as redes sociais para comunicação, relacionamento, pesquisa de marca e outras atividades.
Muitas empresas estão aproveitando este poderoso canal de comunicação e já estão construindo relacionamentos duradouros com seu clientes. Por meio de um bom nível de relacionamento com os clientes, eles acabarão se tornando seguidores fiéis da sua marca. O resultado é que os seguidores passam a fazer propaganda espontânea da sua empresa.
Mas tornar uma empresa conhecida nos meios digitais não é algo tão simples. Não basta sair por aí anunciando sua marca ou produto em qualquer mídia, de forma abrangente, sem estudar ou entender o que cada uma oferece e se esta atende as suas necessidades, uma vez que as formas de mídia são diversas e podem atingir públicos específicos.
Elaborei algumas dicas que serão facilitadores na hora de conectar sua marca:
Entenda seu consumidor – conheça os seus hábitos e defina quais redes e mídias sociais mais compõe o estilo de vida de seu target.
Personifique-se – Interaja com o seu consumidor, não poste um conteúdo mecânico.
Gere conteúdo – Elabore conteúdos interessante sobre o seu negócio.
Seja autêntico – Análise seus concorrentes, e aja de maneira diferenciada.
Aproveite as oportunidades – Para elaborar estratégias de negócio a partir da opinião dos seus seguidores.