“Somos a maior rede de centros automotivos da América Latina. Estamos há mais de 70 anos no mercado, mas o online ainda é algo novo para nós”.
Foi assim que a DPaschoal iniciou a conversa com a Score Media.
Hoje, em cada bairro há um mecânico, um borracheiro ou um centro automotivo. Mas ainda assim a DPaschoal se destaca, mesmo depois de tanto tempo. Como isso é possível? A resposta é simples: inovação. Aqui foi quando Score Media e Dpaschoal tiveram uma partida. Nós compartilhamos o mesmo DNA. Em um mercado com tantas agências digitais que usam muito bem o Google Ads, a Score Media mostra o uso de soluções criativas e pensamento inovador.
Quando escutamos que a DPaschoal queria nossa ajuda para se reinventar no meio online, percebemos que também queríamos fazer parte disso. Queríamos ajudá-los em mais um processo de inovação. Uniríamos as forças, o melhor de cada um, além do desejo comum de sempre estar à frente.
Apesar de a DPaschoal ser referência no setor automotivo, o mesmo não acontecia no online.
É hora de revidar.
Sim, precisamos. é hora de agir no seguinte cenário:
Em um período difícil para o setor automotivo, em 2018 as vendas de pneus caíram 3,4%, por isso, como centro automotivo e indústria, a Dpaschoal precisava combater a queda da indústria como um todo em seus centros automotivos.
Todo mundo estava com medo de perder seus empregos, ninguém sairia dessa crise ileso.
Diversas agências foram cotadas, mas nenhuma garantia uma melhora de 100%. Fomos a única que deu a garantia de que iríamos conseguir isso. Desafio aceito, agora é hora de cumprir a promessa.
O Desafio: dobrar o faturamento do ano do site em apenas dois meses.
Começamos o trabalho em 1 de novembro, mês de Black Friday. Precisávamos correr com as campanhas para não perdermos a data mais especial do ano para os e-commerces.
“Precisamos entender qual o seu produto mais vendido e procurado no online”. Para isso, criamos um relatório no Data Studio onde mostrava quantas vezes uma SKU foi impressa, clicada, quantas sessões e receita trouxe e qual sua CTR.
Isso nos possibilitaria uma análise baseada em dados, além de uma ajuda no entendimento do cliente em como está o andamento do e-commerce.
Visitamos alguns centros automotivos da DPaschoal para entender quais veículos passam por eles, o que procuram e o tipo de manutenção que fazem lá dentro. Vestimos literalmente a camisa do time da Dpaschoal: iríamos passar 3 dias com os mecânicos da DPaschoal, iríamos aprender como é feita uma revisão de segurança, como é trocado um pneu, como é identificado se uma bateria veicular precisa ser trocada… Um curso completo, mas sem diploma no final.
Com isso aprendemos a identificar os tipos de persona por veículo: temos os usuários que preferem um veículo mais confortável e com maior espaço, o usuário que prefere um veículo com bom desempenho de motor e o design, os usuários mais executivos que preferem SUV, os usuários mais aventureiros que preferem um 4×4… Mas como atingir esse tipo de público em uma campanha que não se define palavras-chave? Entendendo quais produtos esses usuários pesquisam e como. Entendendo isso, conseguimos otimizar as informações os produtos que enviamos para o Google.
Cruzamos os dados entre o Data Studio e o tipo de público, e percebemos que as vendas de pneus diferem muito pelo tamanho do aro do pneu.
O pneu certo para o usuário certo
Com nossas regras, atributos, separação da campanha e informações de mercado que conseguimos através do nosso sistema, foi possível utilizar o machine learning do Google para criar campanhas de Smart Shopping.
Importamos as conversões do Google Analytics para o Google Ads para que as campanhas de Smart shopping pudessem ser mais assertivas e objetivas. Com o aumento da venda de pneus, a quantidade de visitas à loja física também aumentou.
Quem compra um pneu precisa fazer instalação, correto? No site da DPaschoal existe a opção de agendar um horário com a equipe técnica, e outra opção que visa encontrar a loja mais próxima do endereço do comprador.
Após o início das campanhas, nos foi passado que a quantidade de visitas à loja física aumentou.
Percebendo isso, criamos uma meta pela qual contabilizamos os usuários que agendaram um horário para passar com os técnicos da DPaschoal e que buscaram a DPaschoal mais próxima do seu endereço.
Cadastramos nossos pneus no Google meu Negócio, para que sempre que um usuário pesquisasse por uma DPaschoal próxima, aparecesse nossos produtos nos resultados.
Conclusão
Criando uma campanha complexa, nutrimos o machine learning do Google com informações precisas e exatas, com isso garantimos um crescimento de 128% de receita. A granularidade pode ser utilizada em qualquer cliente, fature ele milhões ou não.
O que importa é COMO fazer a granularidade, ela exige que você conheça sobre o produto do seu cliente e um conhecimento avançado sobre as ferramentas Google Ads, Analytics, Data Studio e Merchant.