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Marketing Digital

5 Dicas para diminuir o abandono de carrinho

By Junho 8, 2018Fevereiro 24th, 2023No Comments

Você sabia que o abandono de carrinho pode ser um dos maiores problemas para seu faturamento?

Segundo dados da Ve Interactive apresentados no site do E-commerce Brasil, no artigo “Motivos do abandono de carrinho: o que aprendemos com eles”, em 2015. Cerca de 83% clientes do Brasil visitam o site, selecionam produtos, mas não finalizam o pedido.

Por que os clientes abandonaram o carrinho?

Os principais motivos são: altos fretes, cadastros longos, ausência de remarketing, atendimento ineficiente e a própria usabilidade do site.

Fique tranquilo! Você pode ajustar seu e-commerce e aumentar o seu lucro. Mas é crucial, você conhecer seus pontos fracos para eliminar os prejuízos e aumentar a efetividade da sua venda.

Segundo a Forrester Research, o seu e-commerce não está convertendo, pois:

  • 44% dos clientes dizem que os fretes estão altos;
  • 41% deles não se sentem prontos para finalizar a compra;
  • 27% dos clientes comparam os preços;
  • 25% calcularam os gastos errado;
  • 24% vão finalizar a compra em outro momento.

Outros problemas que não efetivam a conversão

  • Uma experiência ruim: processos ou checkout muitos extensos;
  • Falta de testes, como os A/B. Estes comparativos são efetivos e diminuem o abandono do carrinho;
  • Site não responsivo mata seu e-commerce;
  • Site não confiável (links quebrados, imagens ou gráficos ruins, falta de dados e usabilidade confusa);
  • Não ser transparente com as informações;
  • Falta de estratégias de marketing;
  • Frete caro
  • Falta de promoções e ações para os clientes.

 

5 Soluções para evitar abandono de carrinho

 

  • Bom frete

Cada região tem um frete, por isso muitos consumidores a desistem da compra. Afinal  você não quer pagar um valor alto no frete. Então seja transparente na sua cobrança.

Trabalhe, sempre que possível, com frete grátis em promoções sazonais ou em compras acima de determinado valor.

 

  • Tenha um cadastro simples

Como colocou o blog de Marketing Digital de Resultados, no post “5 dicas essenciais para diminuir carrinhos abandonados no ecommerce”. Os clientes de hoje pesquisam muito antes de comprar, mas eles são impacientes.  

Então simplifique os formulários de cadastro, busque ferramentas que facilitem o processo. Utilize plataformas que tenham um bom carregamento de página.  Esses fatores vão melhorar a acessibilidade do site.

 

  • Aumente suas opções de pagamento

Seu e-commerce deve oferecer diversas formas de pagamento (boletos bancários, depósitos, parcelamentos e outros meios de pagamento), assim o cliente escolha a melhor opção para finalizar a sua compra. Outra dica, para diminuir o número de carrinhos abandonados, é proporcionar descontos em pagamentos à vista e parcelamento sem juros.

 

  • Remarketing

Na matéria “Diferença entre Retargeting e Remarketing”, o site No Topo aborda as diferenças das estratégias de marketing.

Mas ressalta a tática de Remarketing, que é fundamental para conversão dos seus produtos. 98,5% dos usuários vindos pelo Remarketing converteram.

A estratégia ajuda no engajamento com o cliente, já que ele é atingido com novos produtos, serviços e promoções específicas.

Faça bom uso do Remarketing:

  • Seja cauteloso
  • Não invada a “privacidade” do seu cliente
  • Controle bem as ações
  • Trabalhe a fidelização do seu cliente
  • Recupere sua receita

 

  • Site responsivo

Um site responsivo ajuda na usabilidade do seu cliente. De acordo com a ESauce Blog, “já são mais de 40 milhões de smartphones no Brasil”. É importante que o seu site esteja usual em todas as plataformas.

Então priorize uma navegação que se adapta tanto ao desktop quanto ao mobile. Uma navegação simples, sem distrações e com menus e botões estratégicos, que evitem o abandono do carrinho no seu e-commerce.

 

Bônus

  • E-mail Marketing

Use o E-mail Marketing para converter o abandono de carrinho. Ao identificar a persona da sua marca faça uma linguagem ajustada, CTAs atrativos e personalizados. Com essa estratégia você aumenta a conversão e combate o abandono de carrinho. Use popups e pushs para o cliente voltar à compra

Utilize o E-mail Marketing nas estratégias como:

  • Perguntar motivo da desistência da compra;
  • Pode oferecer benefícios – como frete grátis e códigos de desconto;
  • Recomenda produtos similares ou relacionados.

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