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Marketing Digital

E-mail Marketing: entenda a diferença entre Hard Bounce e Soft Bounce e seus impactos

By Junho 14, 2018Fevereiro 24th, 2023No Comments

O E-mail marketing é um dos principais canais para seu marketing. Ele engaja e gera um bom relacionamento com o cliente, mostrando seu interesse nele.

Com fácil mensuração (métricas que podem ser acompanhadas pelos big numbers) é um dos melhores canais para avaliar a evolução da sua estratégia. Para isso, você deve acompanhar estas métricas de desempenho do seu E-mail Marketing. Elas possibilitam planejamentos de campanhas e posicionamento do seu ROI.

Análise 5 métricas fundamentais

  1. E-mail Marketing enviado: a sua estratégia de marketing se inicia a partir da lista de e-mails. Ao verificar quantas mensagens foram enviadas e sua métrica-chave de distribuição, você vai para análise de entregues.
  2. E-mail Marketing entregues: nesta etapa você identifica os clientes de acordo com a capacidade de entrega. Analisa sua aceitação de acordo com os bounces, que vão medir quantos usuários rejeitaram seus e-mails.

Mas o que são os Bounces e por que evitá-los?

Bounce são erros de entrega e fortes indicadores da sua base de contatos. Então quanto mais bounce sua métrica encontrar, pior está sua entrega.

Por isso, os contatos que se inscreveram e vão para base de contatos, devem ser renovados constantemente, pois com o tempo se tornam desatualizados e aumentam as métricas de bounce.

Hard Bounces

O Hard Bounce classifica seu lead dois motivos ou o e-mail não existe/ está incorreto ou o servidor bloqueou o recebimento dos seus e-mails marketing.

Segundo o site, RD Station, no artigo “O que são Soft e Hard Bounces?”, o Hard Bounce é um status imutável, que invalida um lead. Isto é, “mesmo que este lead converta em algum material de suas campanhas, ele não será reativado”.

Essa medida protege a integridade do seu domínio e dos nossos IPs de envio de e-mail. Já, que alguns servidores tendem a considerar o domínio com altas taxas de Hard, um spammer.

Vale lembrar que suas taxas de Hard Bounces não podem ultrapassar 3%, caso ocorra, a sua campanha é interrompida e suspensa.

Uma boa medida é apenas se relacionar com leads válidos e engajados com o seu produto.

Soft Bounces

Se seu lead recebeu o status de Soft Bounce, ele foi rejeitado, pois:

A caixa de e-mail está cheia;

O servidor do lead não está respondendo;

E-mail Marketing é muito grande;

E-mail rejeitou a campanha em análise (antispam);

Ultrapassou a quantidade de envios para o mesmo servidor.

Em “Soft bounce e hard bounces: o que são e como reduzir os impactos causados por eles?”, artigo do E-commerce Brasil. O Soft Bounce, em E-mails Marketing, são erros temporários.

O Soft Bounce “não é muito grave, e não precisa ser eliminado logo na primeira aparição. Muitas vezes uma nova tentativa de entrega é válida, pois partindo do princípio que você só está enviando para usuários opt-in, eles podem estar passando por um período de inatividade e em breve retornaram”, afirma Bárbara Gengo, autora do artigo.

Para não danificar sua imagem, a melhor alternativa é frequentemente analisar e renovar sua base de dados. Conforme o nível de engajamento dos usuários.

  1. E-mail Marketing abertos: a estratégia de marketing busca gerar uma percepção e impressão dos clientes. Nesta métrica, você pode verificar quantas pessoas abriram (unique opens) os e-mails e quantas vezes (total opens) mexeram nele.

A partir deste momento, analisamos a intenção de compra/ação dos clientes e quais são as ações, que provocam resultado.  

  1. E-mail Marketing conversões: o que mais se busca em uma estratégia de marketing digital é a conversão. Afinal, você investe pensando no retorno e lucro, que vai ter.

Para entender sobre conversão, devemos começar planejando o ROI e ticket médio, que desejamos trabalhar.

  1. E-mail Marketing desistências: essa é a métrica que nenhum empresário quer ouvir. As desistências são associadas às temidas unsubscribes e spam complaints, que estão associadas ao desengajamento.

Evite falar com os clientes que não querem ouvir sobre a sua marca ou que cancelaram sua inscrição.

Conheça o trabalho de E-mail Marketing da Score Media

Engajar e gerar relacionamento com o cliente é uma das melhores chances de converter. Por isso, a Agência de Marketing Digital Score Media, busca trabalhar E-mail Marketing, juntamente com as estratégias de SEO e Links Patrocinados.

Mas por que usar o E-mail Marketing?

A empresa mostra interesse pessoal no cliente: os e-mails marketing são pessoais, personalizados de acordo com a preferência de cada usuário.

É de fácil mensuração: tem taxas de abertura, clientes, histórico de relação, níveis de interação, tendências de comportamento e qualquer informação para direcionar as campanhas.

Melhor ROI: é uma das melhores estratégias para ter retorno sobre investimento.

Canal mais frequente: o é o canal de relacionamento mais usual do mundo digital. Afinal, mais de 90% das pessoas checam seus e-mails diariamente.

E-mail Marketing atende:

  • Estratégias de marketing
  • Rastreamentos e relatórios
  • Design de templates (responsivos e intuitivos)
  • Campanhas de marketing

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