Descubra como a mídia jornalística funciona após a consolidação da internet.
Com o advento da internet, a troca de informações se modificou muito, jornalistas e as grandes mídias já não são mais o grande centralizador das informações. Agora, o quarto poder é mais amplo e tem tanta influência nas informações. Transformando blogueiros, influencers, redes sociais e até mesmo marcas em formadores de conteúdos para você.
Além de mudar a grande mídia, que vem trabalhando com nas redes sociais e com influencers, a internet também mudou o modo de fazer assessoria de imprensa e até mesmo o modo de praticar marketing e relações públicas.
Por quê? Porque nunca foi tão fácil postar uma notícia, um fato para seus consumidores de informação, seja no feed de mídia social ou blog.
E onde entram os novos desenvolvedores de informações? Trabalhando com SEO, Links Patrocinados e com outras estratégias de marketing digital. Tudo isso soma à sua influência e exposição – informando, persuadindo e integrando ao seu público.
Como é feito? Ainda são usados recursos antigos das relações públicas e do marketing, como, por exemplo, pesquisa social e econômica. Mas os jornalistas e publicitários se apegam aos rankings do Google, assim, trabalhando ideias, palavras-chaves e conceitos para desenvolver pautas e conteúdos.
Mas é bom lembrar que quando toda a comunicação é voltada aos rankings do Google, sua oportunidade aumenta, mas os pontos de saturação também podem aumentar.
Então, descubra com 13 passos como aumentar e construir um bom relacionamento para ter sucesso da cobertura jornalística na Era da Internet.
1 Faça história
Com a internet há mais recursos para a comunicação entre jornalistas, blogueiros e influencers e consumidores finais. Então, mãos às obras, faça histórias com seu negócio.
2 Estude muito e reúna dados
Para fazer história, você precisa estudar, analisar e começar o trabalho. Para isso se certifique que seu mercado é competitivo ou como torná-lo importante para seu público.
Para estudar, pesquise:
No Google;
Faça pesquisas sociais;
Análise em redes sociais;
Pesquise conteúdos semelhantes ao seu.
Colha todos os dados, estatísticas e análises para ajudar no sucesso do seu e-commerce.
3 Meça seu sucesso
Em tempos de internet, é fácil medir e analisar a audiência do seu conteúdo. Então, faça muitas pesquisas de marketing, conheça seu público e quais canais trabalhar.
Se prepare! Seu público precisa se sentir íntimo ao seu cliente – personalize o conteúdo e conheça muito bem a sua persona. Para isso, desenvolva muito conteúdo e veja o que funciona com seu público e o que pode ser descartado.
Se atente às mudanças de comunicação. A Journalist Survey da PWR publicou em 2018, que em 83% dos jornalistas buscam mecanismos de pesquisas.
E os comunicadores estão principalmente no Facebook e, respectivamente, no Twitter e LinkedIn.
4 Trabalhe com SEO
Você trabalhou em vários canais? Você testou diversas linguagens? Se sim, deve ter verificado o que funciona e o que não atrai seu público. Deixe de lado seu ego, trabalhe em conjunto para entender qual seu melhor caminho.
Um das melhores estratégias para ter sucesso é fazer o uso das palavras-chave. Isso porque a estratégia usa palavras-chaves, um dos primeiros argumentos para consumir um conteúdo e, também, para tornar mais fácil a comunicação entre cliente e comunicador.
Atenção: no seu e-mail ou título não estrague a surpresa, deixa para desenvolvê-la no texto, não entregue ao leitor tudo.
5 Distribua a publicação no momento certo
Segundo uma pesquisa da Business Wire, a mídia gosta de colher informações logo cedo. Por isso, quanto mais cedo enviar seu conteúdo, melhor ele vai ser recepcionado:
- 61% dos repórteres gostam de receber conteúdos pela manhã;
- O melhor dia para lançar mídias é às terças-feiras.
Crie conteúdos com antecedência, assim você terá alta taxa de resposta.
6 Faça conteúdos relevantes
Faça conteúdos relevantes, o conteúdo não precisa ser longo. Para quem faz conteúdos para a internet, nada melhor do que separar os textos em marcadores – com subtítulos e com parágrafos bem definidos. A boa recepção será mais alta!
7 Qual a sua linguagem?
Seu público pode ser sério ou brincalhão, formal ou informal, mas é preciso sempre ser autêntico e criativo, assim o caminho profissional vai ser longo. Para definir a sua linguagem, conheça e seja íntima do seu público, sua persona.
8 Use o e-mail
Faça e-mails curtos, com pontos chaves que serão bem apresentadas. Divida seu texto com espaçamentos, tamanhos de fontes e, por fim, encerre a mensagem com um apelo à sua ação. Em épocas de internet, os comunicados à imprensa são passados por e-mails.
Sim, eles são o melhor e mais confiável caminho para difundir seu discurso. Por isso, envie um e-mail ao seu público, de acordo com a Cision, 92% dos comunicadores – jornalistas e influencers – usam o e-mail para distribuir informações.
Posso disparar de qualquer e-mail? Tenha um e-mail com credibilidade, esqueça os e-mails AOL Yahoo, Hotmail e Earthlink. Você precisa de mais legitimidade, precisa ser visível as mídias. Use seu nome ou da marca associada ao e-mail, evitando e-mails genéricos.
9 Exclusividade é importante
Você pode criar conteúdos importantes e exclusivos para seu público e, principalmente, acompanhar como está a recepção deste conteúdo. Use as ferramentas como Hubspot Sales e Streak – eles informam quem está consumindo seu e-mail, assim, você não precisa ficar “perseguindo” seu contato.
Tudo é importante: respostas e a ausência de respostas.
10 Press release funcionam, mas mudaram
Isso mesmo, a assessoria de imprensa ainda é fundamental. Mas há mudanças claras nela. Agora é preciso mais qualidade, relevância e uso dos recursos visuais e de dados.
Essas informações, além de serem mais dinâmicas, podem ser reutilizadas nas mídias online, impressos e em redes transmitidas.
11 Otimize sua comunicação
Voltando às técnicas de SEO, é fundamental que nas redes sociais você otimize seu conteúdo. Seja título, corpo, palavras-chaves seo ou qualquer modo de melhorar sua visibilidade no Google.
Se atente às práticas recomendadas e suas atualizações, mas não esqueça apesar das métricas e técnicas do Google, você está produzindo conteúdos para seres humanos.
12 Conteúdo Online
Em 2018, a TEKGROUP divulgou um Relatório de Pesquisa Online da Sala de Notícias, constatou que 75% dos jornalistas se referem à uma redação on-line quando falam sobre: uma pesquisa, conteúdo virtual e post no blog. Estes não são apenas para jornalistas consumirem, mas principalmente para consumidores, investidores e influencers.
Para alavancar seu conteúdo, é preciso press releases, coberturas da mídia, relatórios, fluxos de redes sociais, blogs e outros canais.
Mas é fundamental que sua redação online contenha:
Informações de contato de relações públicas;
Maior capacidade de pesquisa;
Mídias visuais (fotos e vídeos);
Histórico de antecedentes da empresa;
Calendário de eventos;
E-mails para notícias e outras ferramentas facilitadoras.
13 A importância do Twitter
O Twitter não é apenas um caminho para notícias e encontro de fontes. Ele atualmente tem um efeito “presidencial” – grande acontecimento feito pelo Donald Trump, presidente norte-americano.
O que isso influencia a cobertura jornalística? Tudo! Cada vez mais estamos acompanhando e construindo uma relação com redes sociais, sendo fonte e ponto de encontro de fatos/pautas para coberturas da mídia.
Cresce nas redes sociais a interação entre grupos fechados para mídias, jornalistas, escritores, influenciadores e outros meios de interesse. Monitore as novidades e compartilhe seu conteúdo quando puder. Mas lembre-se, é preciso ter consciência e confirmar suas informações, principalmente com plataformas ao vivo , como: Facebook Watch, Twitter Live e IGTV do Instagram. É importante estar presente com conteúdos ao vivo, pois, segundo a Cisco, em 2021, o vídeo vai representar 82% do tráfego da internet.
Concluindo
Os novos comunicadores têm infinitas estratégias e modos de estimular uma comunicação. As marcas e profissionais de marketing digital vêm trabalhando para estimular a cobertura positiva da mídia, mesclando antigas e novas maneiras.
Para se destacar, defina uma estratégia de SEO com conteúdos jornalísticos.