O Google Analytics é uma ferramenta que possibilita a retirada de uma infinita combinação de dados, porém por ter poucos conhecimentos ou falta de tempo, muitas vezes deixamos de explorar 100% esta ferramenta.
Quando realizamos trabalhos de consultoria e gerenciamento de SEO e Gerenciamento de links patrocinados, precisamos de relatórios rápidos e precisos com informações para acompanhamento diário para o dia-a-dia da sua loja virtual, seu site institucional, entre outros.
Antes de desfrutar dos relatórios, tenha certeza de ter configurado as opções de moeda para a do seu país (no caso do Brasil R$). Para instalar o relatório, basta clicar nos links abaixo de cada um para que o Google analytics abra em seu navegador solicitando qual propriedade você deseja instalar, depois basta acessar os relatórios através da aba “Personalização”.
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Relatório de Análise de Eficiência de conteúdo Analytics
Este relatório é de ninguém menos que o mestre do Google Analytics, Avinash Kaushik. Este relatório mostra, basicamente:
Quais são os tipos de conteúdo (texto, vídeos, fotos, etc) com melhor desempenho?
Qual o conteúdo que contém maior tráfego?
Qual o conteúdo é o mais interessante?

Exemplo de Relatório de Análise de Eficiência de conteúdo
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Relatório de Análise de palavras-chave Analytics
Se você estiver fazendo SEO, você quer ter certeza de que seus esforços de otimização estão funcionando como esperado. A palavra-chave correta está apontando para a página certa?

Exemplo do Relatório de Palavras-Chave
O primeiro guia deste relatório vai quebrar as coisas, colocando o título e palavras-chave de lado a lado. As quatro métricas que você vai ver são:
- Visitantes
- Objetivos Concluídos
- Taxa de Conversão
- Tempo de carregamento página
Usando os quatro indicadores acima, você poderá decidir se precisa fazer ajustes na sua campanha ou não.
A segunda aba, engajamento, irá dizer-lhe o quão eficaz é cada página, olhando para as seis seguintes métricas:
- Visualizações
- Páginas/Visita
- Tempo Médio na página
- Taxa de Rejeição
- Porcentagem de saída
- Taxa de Conversão
A terceira e última aba, a Receita, irá dizer-lhe quanto dinheiro uma palavra-chave está trazendo com base em três indicadores:
- Receita
- Valor por visita
- Taxa de Conversão
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Relatório de Links externos Analytics
Quais sites estão enviando-lhe o melhor tráfego? Não basta apenas ter visitas provenientes de um portal, mas é também válido analisar as conversões vindas de blogs, parcerias, post’s e etc.
Aqui estão as colunas que você verá com o relatório:
- Fonte
- Página de Entrada
- Visitas
- Objetivos Concluídos
- Páginas/Visita
- Taxa de Rejeição
- Percentuais de novas visitas

Exemplo de Relatório de Links Externos
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Relatório PPC-chave Analytics
Se você está pagando para o tráfego de busca, você obviamente quer descobrir quais palavras-chave são de alto desempenho. Você pode então tomar esses dados e usá-lo para futuras campanhas de SEO. Lembrando que para tirar o máximo de proveito deste relatório, recomenda-se a integração do Google Adwords com o Google Analytics.
Aqui estão as métricas neste relatório:
- Visitas
- CPC
- Objetivos Concluídos
- Custo por conversão
Ao separar tudo, você será capaz de aprimorar mais certas palavras-chave que você precisa para lucrar mais.
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Relatório Redes Sociais Analytics
Este relatório mostra como diferentes canais de mídias sociais estão funcionando para você. Esta é uma maneira simples de descobrir onde você deve considerar investir mais tempo no âmbito social.
O relatório de mídia social observa:
- Visitas
- Ações Sociais
- Objetivos Concluídos
- Meta Taxa de Conversão
- Valor da meta

Exemplo de Relatório Redes Sociais
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Relatório de Tráfego do e-commerce Analytics
Se você possui e-commerce, é importante separar seus diferentes canais de tráfego para ver qual funciona melhor. Por que o canal de um é melhor que o outro? Vale a pena investir mais em uma campanha que está tendendo à crescer? Seu investimento com publicidade paga é eficaz?
Este relatório responde a algumas das suas dúvidas, olhando para as seguintes métricas:
- Visitas
- Percentuais de novas visitas
- Taxa de Rejeição
- Páginas/Visita
- Receita
- Valor médio
- Valor por visita

Exemplo de Relatório Orgânico
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Relatório de navegador Analytics
Este relatório irá dizer como seu site performa em diferentes navegadores. Você vai ver imediatamente quais navegadores são os vencedores e quais os que podem ter problemas.
Por exemplo, se o Chrome e Firefox parecem estar indo bem, mas se o Internet Explorer tem extremamente altas taxas de rejeição, é interessante realizar alguns testes em diversas versões do IE.

Exemplo de Relatório de navegador
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Crescimento do tráfego orgânico Analytics
Este relatório é bem simples, ele serve apenas para filtrar seu tráfego apenas para o orgânico (vindo de buscas não pagas do Google), para que você possa usar em comparações de outros períodos e mensurar suas campanhas de SEO.

Exemplo de Relatório Orgânico
Caso você não tenha tempo para gerenciar o marketing de seu site ou e-commerce, conte com a Score Media nesse processo, conheça nossos serviços ou leia mais artigos.