Aguardar o carregamento de um site é algo irritante. A pressa por visualizar as informações e a perda de tempo com uma página que demora a lhe entregar isso é algo que faz muitos usuários simplesmente desistir do site.
Um exemplo fácil: uma loja virtual. Por que o usuário esperaria uma loja virtual carregar sua página sendo que ele pode encontrar os mesmos produtos noutra loja? Claro, outros fatores acabam por decidir esse acesso, como preço, condições de pagamento, segurança, entrega e muito mais, entretanto, é notório como o tempo de espera também se tornou um fator de decisão para permanecer navegando em um site.
Adicione a isso o fato de muitos acessos serem feitos por intermédio de internet móvel, onde se paga pelos dados baixados e, esse fator de decisão vai se tornar ainda mais importante para o usuário.
E, como muito do que acontece na internet, o Google sabe disso. E, em sua incansável busca por tornar a experiência do usuário cada vez melhor, a empresa lançou uma ferramenta para testar a velocidade do site, permitindo que os donos de páginas confiram o desempenho delas.
Se permitir que o usuário veja sua página com mais rapidez não for uma das ambições dos donos de site, talvez saber que isso é um dos fatores de rankeamento de páginas no Google pode ser um incentivo a mais. Atualmente, é um requisito obrigatório ter um site responsivo. Isso significa ter um site que se adeque ao suporte onde a página está sendo exibida: notebook, computador, tablet, smartphone, TVs e outras telas.
A ferramenta Test My Site é a página para testar a velocidade do site e também se o caráter responsivo deste site permite que ele seja exibido em dispositivos móveis sem dificuldades para o usuário. Isso é feito através de um método muito simples. Acessando o endereço testmysite.thinkwithgoogle.com, é necessário apenas colocar o endereço de um site para teste e acionar o botão.
Depois disso, a ferramenta irá testar a velocidade do site em questão. O teste é feito em basicamente três quesitos:
- Otimização para dispositivos móveis.
- Velocidade em dispositivos móveis.
- Velocidade em computadores.
A ação de testar a velocidade do site resulta em pontos que vão de zero a cem. De acordo com o resultado, a ferramenta indicará, através do número e de uma cor, se o site está: Aprovado (verde), Pode melhorar (amarelo) e Corrigir (vermelho). Com isso, a ferramenta destrincha alguns critérios técnicos apontando o que está causando problemas em seu site e o que está de acordo.
- Se você deseja conhecer outras ferramentas de marketing digital gratuitas, basta acessar aqui.
Os itens avaliados estão entre o tamanho de arquivos e códigos, como HTML, CSS e Java Script (que podem ser compactados, por exemplo), aproveitamento de cache do navegador, otimização das imagens, tempo de resposta do servidor, entre outros.
Um dono ou profissional responsável por sites deve levar em conta a preocupação que o Google tem com o usuário, que é tornar a experiência de navegação em um site a mais prazerosa possível. Além do fator de rankeamento, é importante saber que a maioria dos usuários aguarda um site carregar por apenas cinco segundos em um celular. E mesmo o site sendo carregado rapidamente, se ele tiver sido construído para apenas um formato de tela, com certeza o usuário terá problemas para acessar este mesmo site em outro dispositivo, o que condena a sua boa experiência.
A exigência da velocidade pode ter relação tanto com a pressa, quanto com o custo da sua internet, mas, também, está atrelada com um juízo de valor acerca da própria qualidade do site: algo como, se o site demora para carregar, não significa apenas que ele é pesado, como também um site que não se preocupa com a experiência do usuário.