Comprar via internet é cada vez mais popular e comum entre os consumidores, a comodidade, variedade de produtos e serviços e a confiança dos usuários são grandes responsáveis pelo boom das compras online.
Com o crescimento da procura por e-commerces, a internet está cada vez mais competitiva para o setor, ou seja, estar entre os primeiros sites ou na primeira página dos sites de busca orgânica exige um trabalho estratégico minucioso, para 2018 o PPC terá um papel fundamental no sucesso de uma campanha.
Algoritmos em evolução
O SEO é sem dúvidas uma ferramenta indispensável para qualquer lojista online ter êxito, mas para o ano de 2018, só o SEO poderá ser insuficiente para trazer ao e-commerce o sucesso idealizado.
Conteúdo de relevância
Os algoritmos do Google estão em constante evolução, a inteligência artificial implementada em sua programação aprende com a interação do usuário, um site com conteúdo de pouca relevância, repetitivo ou sem muita interação perdem posição para sites com conteúdos que atraiam o público mesmo sem um SEO bem trabalhado.
O que é PPC
Mas afinal, o que é PPC? Pay per click ou CPC (custo por click) é uma das ferramentas pagas disponíveis para aumentar a relevância e alcance com o público-alvo via anúncio. O Google AdWords é um bom exemplo, quem opta por uma ferramenta PPC não paga o anúncio por visualizações, apenas por clicks.
Em suma, o e-commerce só pagará as conversões para seu site sem depender do alcance orgânico que a página recebe, só pelo fato de pagar por conversão já vale a pena, um investimento de R$ 5,00, por exemplo, poderá gerar R$ 500,00 em vendas.
O PPC é uma ferramenta extremamente atraente, mas para obter êxito é indispensável a contratação de profissionais qualificados e capacitados para o desenvolvimento de uma estratégia eficaz e eficiente que otimize tanto a campanha quanto os recursos alocados para ela.
SEO e PPC
Diferente do SEO, o PPC é uma ferramenta que não depende de muito tempo para gerar resultados, isso não significa que o trabalho de SEO seja menos relevante ou obsoleto no ambiente digital. O SEO e PPC são duas frentes de trabalho distintas, acreditar que o PPC sozinho dará o retorno desejado é ingenuidade.
Google vs Amazon
Para 2018 o PPC terá grande relevância considerando a batalha entre o Google e a Amazon. A gigante do varejo se tornou uma ameaça ao monopólio de busca por produtos ao Google, com isso, novas tendências para as pesquisas dificultarão a vida dos e-commercers, por isso ferramentas via voz e imagens estão sendo desenvolvidas e implementadas por ambos.
Google Express
Além disso, o Google fechou parceria com mais de 30 grandes varejistas, como o Walmart, Costco e Target para sua plataforma Google Express, a plataforma já existe há dois anos, mas ainda não engatou o ritmo desejado.
Oportunidade de crescimento
Os desafios e as oportunidades para 2018 serão grandes, em 2017, o setor de e-commerce cresceu 12% gerando uma receita de 59,9 bilhões de reais. Já para este ano, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta o crescimento em 15%.
As vendas por meio de celulares crescerão em aproximadamente 33%, em 2018. Os mobiles foram responsáveis por 28% das compras online, isso revela uma nova relação do consumidor com as compras online.
Os e-commerces devem otimizar e adequar suas páginas ao acesso de mobiles se quiserem alcançar esse público que representará um terço da receita no setor de e-commerce.
Assim como estar atualizado sobre novidades e tecnologias para incorporar nas lojas online, bem como aumentar as opções de pagamento serão essenciais para manter-se vivo dentro do ambiente digital, as inovações não param de chegar ao mercado e para acompanhar esse movimento uma consultoria de SEO é altamente recomendável.
De acordo com a commercial strategy manager da Comtele, Pâmela Ribeiro observa “O cliente se digitalizou e ampliou o seu poder de decisão, ele está mudando seus hábitos de compras e vai à loja física informado sobre o que deseja.”.
“O consumidor da Era Digital quer encontrar tudo no menor tempo possível e com mais facilidade, podendo comprar a qualquer momento e as empresas que ignorarem essa transformação estão destinadas a perder gradativamente visibilidade e oportunidades de negócios.”
“Ficar atento às novas tecnologias deixa de ser uma tendência para virar uma necessidade para as empresas que desejam evoluir e conquistar seu espaço no concorrido mundo do e-commerce”.
Em 2018, o histórico do usuário e os dados obtidos nas lojas online estarão em alta, apesar de não ser nenhuma novidade os dados estruturados ganharão ainda mais importância, ele direcionará a consultoria em SEO as melhorias necessárias para que o proprietário de e-commerce maximize suas vendas.
Investir nas tecnologias e ferramentas de PPC e o SEO nunca foi tão necessário. Comece o ano com o pé direito, converse com sua consultoria para criar um planejamento estratégico preciso e eficiente.