Skip to main content
Marketing Digital

O que é Black Hat?

By Janeiro 18, 2018Fevereiro 24th, 2023No Comments

Black Hat é um termo bastante utilizado por quem trabalha com SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização de sites para garantir mais destaque em buscas orgânicas na internet. Esse conceito é bastante criticado e deve ser evitado em trabalhos profissionais de SEO, pois pode acarretar punições severas ao site por parte do Google, principal mecanismo de busca da web.

Quem utiliza técnicas maliciosas de otimização Black Hat tenta burlar ou enganar os mecanismos de busca. Essa prática é prejudicial e pode, até mesmo, levar o site a ser banido do Google, prejudicando a imagem e o marketing digital de empresas, lojas virtuais, blogs e sites de conteúdo.

Na prática, as técnicas de black hat consistem em aplicar medidas abusivas de otimização, manipulando algoritmos de classificação, como, por exemplo, utilizar palavras-chave de forma excessiva no conteúdo, aplicar textos invisíveis com alta densidade de keywords (palavras-chave), links ocultos, entre outras técnicas de manipulação de PageRank, classificação utilizada nas pesquisas em mecanismos de buscas como o Google.

Por que evitar o black hat?

 

Como já foi mencionado, o trabalho de otimização de sites, quando feito de forma honesta e profissional, é importante para melhorar o posicionamento dos sites nos resultados de pesquisas web. Contudo, ao empregar técnicas de manipulação para colocar as páginas nos primeiros resultados, as pessoas correm o risco de receber punições do Google, o que pode comprometer todo o trabalho que vem sendo desenvolvido. Sendo assim, é fácil perceber que não vale a pena implementar técnicas proibidas.

O Google vem aprimorando constantemente seus algoritmos para dar visibilidade a sites profissionais e com conteúdo relevante. A empresa também tem valorizado os sites responsivos, com layout adaptado para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

O trabalho de SEO é relevante e pode contribuir de maneira significativa para o bom posicionamento do site e o aumento de tráfego, mas é preciso trabalhar de forma honesta para ganhar relevância em search engines. Vale ressaltar também que algumas técnicas de black hat são facilmente descobertas. Para isso, basta uma análise do CSS do site.

Para um trabalho digital de qualidade, evite manipulações de resultados, spams e todas as ferramentas e técnicas consideradas desonestas. Um trabalho de otimização SEO profissional deve investir, acima de tudo, em conteúdo relevante e qualificado para atrair tráfego espontâneo.

SEO e Marketing Digital profissional

Desconfie de empresas de marketing digital e otimização de sites que prometem as primeiras posições do Google de forma fácil e rápida. Um trabalho de SEO profissional e com técnicas aceitas pelo Google deve ter um planejamento a médio prazo, com produção de conteúdo, otimização SEO On Page e Off Page com elementos honestos e um marketing digital qualificado que melhore a presença da empresa na web com o uso de blogs, redes sociais, links patrocinados e outras técnicas.