Elaborar contéudo para redes sociais não se trata apenas de postar textos, imagens, ou qualquer outro tipo de material na web. A ideia é motivar o usuário a navegar pelo seu site, blog e redes sociais. Encorajá-los a participar de promoções e concursos culturais. Ou seja, a partir do conteúdo postado o usuário deve se sentir propenso a adquirir o tal. Mas você já parou para pensar como os conteúdos em cada rede social são distintos?
Prática e rápida, as redes sociais têm trazido bons resultados para as empresas que estão interessadas em moldar o seu perfil a partir do gosto do consumidor, e o conteúdo correto, na rede social certa, pode garantir o sucesso desta ação. Já que redes sociais são vitrine multimidia do produto ou serviço.
Para dar start nesta prática é necessário conhecer o seu negócio, definir e conhecer seu público, assim é possível escolher os assuntos interessante entender as necessidades do consumidor.
O conteúdo deve ter um identidade, ou seja, a cara da empresa e dos seus consumidores. A partir dessas referencias é hora de planejar. Apesar de ser difícil o conteúdo deve ser inovador, pois no meio de tantas informações o consumidor fica perdido, e sua atenção sempre volta para o conteúdo mais atrativo. É importante lembrar que usuários se beneficiam de conteúdos de empresas que posicionam bem sua marcas, juntamente com um estilo de marketing envolvente.
No Twitter, por exemplo, o conteúdo deve ser mais informal, interagindo diretamente com os seguidores. Esta plataforma é ideal para tirar dúvidas, comunicar-se com os consumidores e criar um círculo de usuários fiéis.
Já no Facebook o conteúdo deve ser mais diferenciado e extrovertido, publicar enquetes é uma boa estratégia. Além disso, a rede é um bom modo de atrair visitantes pra outras páginas. Convertendo usuário sazonais em leitores diários.
Mas, criar uma estrátegia de conteúdo direcionada não é uma tarefa simples, como podemos perceber, é preciso determinar o melhor lugar para realizar uma determinada ação. Por isso, semana que vem vou falar mais sobre o papel de cada rede social, e dar a dica de uma ferramenta gratuita que vai ajudar sua empresa a ter destaques nas redes.
Jésika Bassanezi, 26 anos, é formada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo. Atualmente, mora em Malta e escreve semanalmente para o Score Media sobre Marketing Digital. No Twitter @JesikaBassanezi.