Em um tempo recorde as mídias sociais se tornaram parte, talvez a mais importante, de todo o trabalho executado no marketing digital, o que significa que o departamento de mídias sociais está totalmente ligado ao setor de marketing, ou seja, as mídias sociais passaram a fazer parte do plano de marketing global das empresa.
Definitivamente, ferramentas indipensáveis para a comunicação da empresa com os seus usuários, não se pode falar em comunicação e tecnologia sem falar em redes sociais. As redes sociais hoje são o principal elo entre empresa e consumidor e seu principal canal de comunicação, não apenas na prospecção de novos clientes, mas também para melhor atender as necessidades de seu público-alvo. As mais utilzadas pelas empresas são Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Mas um estudo da Forbes em parceria com a agência Weber Shandwick mostrou que os executivos brasileiros ainda veem mais riscos do que ganhos nas mídias sociais. A pesquisa concluiu que a maioria das empresas brasileiras ainda trata as redes sociais como uma ferramenta de ativação e não como fator de negócio. No mundo, em geral, a área já é utilizada para que as empresas entendam seu produto ou serviço na sociedade.
O grande impasse enfrentado pelos executivos é enxergar os ganhos do investimento. Segundo a pesquisa, para 41% dos entrevistados do Brasil, os riscos de apostar nas plataformas são maiores que os ganhos, contra 23% que acham o mesmo globalmente. Na média mundial, 54% acreditam que os ganhos são maiores que os riscos, contra 39% dos brasileiros.
A partir do resultado da pesquisa foram criados nove passos para guiar as marcas na busca pelo melhor uso das plataformas:
A mensagem deve ser tão importante quanto a presença.
Espalhe a presença da marca pelas redes sociais utilizando o maior número possível de canais, mas sempre com um plano definido por trás.
Leve as mídias sociais à organização como um todo, para além destas duas áreas.
Reforce a importância de estruturar internamente a companhia para trabalhar com as mídias sociais.
É importante publicar, mas monitorar é mais ainda!
Mensure a estratégia.
Pense globalmente!
Conte com o apoio de fora, ou seja, tercerização de serviços = empresas especializadas.
Fique alerta para gerenciar uma crise.
É importante ressaltar que o uso das mídias sociais pode favorecer a empresa em diversos aspectos, mas é extremamente necessário que a empresa entenda como isso funciona, para iniciar suas atividades sem cometer falhas.