Já é de conhecimento geral do mercado que a internet é uma forte aliada no marketing digital das empresas. Com ferramentas gratuitas, como Twitter, Facebook e Youtube, o meio se tornou inevitável para as empresas que têm interesse em compartilhar sua ideias, projetos e experiências com os seus consumidores.
Mas você já parou para pensar como está desenvolvendo o seu marketing digital? Esta é uma boa prática para rever com muita clareza o quanto sua marca tem tido êxito em campanhas e quais os benefícios tem recebido por meio do planejamento de marketing implantado para o desenvolvimento dos negócios na internet.
Outros questionamentos importantes são: Como andam seus lucros? Sua rede de clientes tem aumentado? Vamos supor que sua empresa tenha um site, que comercializa produtos e serviços online, isso já mostra uma comunicação em potencial com os seus consumidores, que consequentemente desfrutam dos seus serviços e geram lucros para a companhia.
Também é importante que sua empresa participe dos tópicos de discussões, assim é possível mostrar que vocês estão atentos aos pedidos dos clientes, e ainda podem usar as dicas dadas pelos usúarios para aprimorar seus produtos.
Outro ponto importante é utilizar palavras-chave que são relevantes para o seu negócio no conteúdo do seu site, blog e redes sociais. As companhias bem sucedidas no marketing digital entenderam que o sucesso da sua marca na rede dependem da otimização, ou seja, se não usar as técnicas de SEO sua marca não será localizada pelos buscadores com facilidade. Para dar certo sua empresa deve usar as palavras corretas, analisando bem a densidade de cada uma delas. O conceito de SEO é muito mais complexo do que simplesmente utlizar palavras-chave com frequência, mas este é o primeiro passo para obter beneficios relevantes.
Antes de decidir que a sua empresa deve estar aqui ou ali é importante conhecer as redes sociais, pois cada uma têm características e modos de funcionamento muito diferentes. Há redes para trocar informação, para mostrar competências, para falar por imagens, para espiar o consumidor ou a concorrência. Escolha a rede que melhor encaixa com os objetivos da sua marca.
Contudo, sua empresa deve acompanhar evolução da sociedade conectada. A experiência criativa em estratégias de comunicação e marketing ajudará sua marca a ficar conhecida. Uma comunicação bem planejada aumentará a aderência de sua marca na memória do público!
Jésika Bassanezi, 26, é formada em comunicação social, com ênfase em Jornalismo. Atualmente, mora em Malta e escreve semanalmente para o Score Media. No Twitter @JesikaBassanezi