Nós aprendemos a pensar que não podemos nos deixar levar pelas pequenas coisas. Nos ensinaram que o “diabo” está nos detalhes e não devemos nos deixar desviar por coisas insignificantes.
Você deve vivenciar isto diariamente principalmente se trabalha em uma empresa grande e consolidada. Estamos seguindo o fluxo de líderes empresariais que ditam o ritmo de como devemos executar as nossas tarefas.
Mas se olharmos para empresas ou produtos notáveis perceberemos como os detalhes foram tratados de maneira primorosa. De como o produto é excepcional por não conter falhas no design, usabilidade ou conectividade. E que quase nada passou desapercebido.
Steve Jobs, excepcional criador e artista, foi a pessoa mais notável que levou os detalhes ao extremo para conceber produtos incríveis e primorosos.
É claro que você sabe o que é um iPhone então sabe do que estou falando.
Você acha que alguém que não busca a excelência em tudo o que faz poderia ser capaz de criar algo parecido com o iPhone?
Outro exemplo são empresas pequenas e que são incrivelmente inovadoras. Isto se dá ao fato de que quando você está começando qualquer problema pequeno é como se fosse o maior problema do mundo e é tratado e resolvido como tal.
Estas empresas não possuem recursos para fazer grandes publicidades e sabem que a inovação e experiência do usuário podem ser o resultado de contiuarem ou falharem e fecharem.
Qual é o valor que o seu produto ou serviço tem para os seus clientes?
Como construir uma empresa que cuida dos detalhes.
“A gente tropeça sempre nas pedras pequenas,
porque as grandes a gente logo enxerga.” – Provérbio japonês
Para construirmos uma cultura de dar atenção aos detalhes devemos nos focar em tudo o que pode dar qualidade e valor ao produto.
Devemos saber responder as perguntas:
“O que é melhor para o meu cliente?”;
“Este produto é fácil de entender e de utilizar?”;
“Como posso melhorá-lo?”.
A responsabilidade de buscar a perfeição deve ser desenvolvida de cima para baixo, se os colaboradores não buscam a excelência é porque os seus líderes não possuem isso como valor.
Crie uma cultura de qualidade nos líderes de sua empresa e faça-os repassarem aos seus liderados.
Incentive em seus colaboradores o compromisso de entregar o melhor que eles puderem realizar.
Se todos assumirem este compromisso a qualidade estará nos detalhes e isto lhe dará benefícios já que irá entregar o melhor produto possível para o seu cliente.
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