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Os três pilares da alta produtividade no mercado digital

By Fevereiro 2, 2022No Comments

No atual mercado digital, percebe-se que mesmo os mais variados mercados têm espaço para conquistar novos clientes e vender. E para as agências cresce o desafio de estarem preparadas para o atendimento desses diversos ramos, produtos e KPIs simultaneamente. Como todo desafio passamos por fases de descobertas, dificuldades, ideias, ação. O mix de clientes, traz consigo uma intensa rotina de dinamismo e múltiplas urgências, ou seja, não é nada simples.

Mas como podemos captar todas as nuances  que a multiplicidade de clientes nos traz e absorver as questões positivas e usá-las a nosso favor?

Para conseguirmos isso, precisamos definir 3 pilares:

 

  • Organização
  • Comunicação
  • Conexão

 

Dentro das esferas de cada mercado, de cada segmento, existe uma profundidade de conhecimento necessária para estabelecermos as estratégias, KPIs e frentes corretas para criar campanhas que tenham efetividade. Nesse processo de mergulhar mais fundo dentro da área do nosso cliente esbarramos na barreira do tempo. Será que temos o tempo suficiente para nos aprofundar em inúmeros clientes? Dificilmente temos esse tempo. Como conseguimos tempo? A melhor resposta é, organização. Quando tratamos de estudar algo, não há nada mais valioso do que reter informação, a informação bem definida, fácil de localizar e atualizada é o primeiro passo para ter uma evolução de desempenho. A organização nos auxilia de forma impecável nesse processo de reter informação. Não precisamos desenvolver planilhas absurdas ou processos de várias etapas para evoluir nossa organização, pequenas atitudes como anotar as conversas com seus clientes e concentrá-las em um mesmo local já é um passo para crescer nesse sentido.

 

Agora que nós retemos, precisamos dar um passo muito importante que é dar continuidade a informações e nisso vamos para a comunicação. O processo de comunicação interna é essencial e fundamental para criar profundidade de maneira escalar. Invés de termos um analista aprofundado dentro de um cliente, com organização e comunicação nós obtemos um grupo de pessoas com diferentes profundidades e assim se tornam complementares para o trabalho um do outro.  Um bom exemplo disso é quando transitamos Insights obtidos em diferentes plataformas, definimos 100 palavras chaves genéricas de pesquisas no google para uma campanha de Search em determinado cliente, após determinado tempo identificamos algumas palavras que se destacaram e a partir dessas criamos novos segmentos de interesse dentro do facebook.  Retemos uma informação e compartilhamos, nós criamos Conexão.

 

A conexão é o último pilar desse pequeno quebra cabeça. Claro que é mais fácil criar conexões como as palavras chaves para criar públicos de interesses quando nós tratamos do mesmos clientes. Entretanto estamos falando do desafio da pluralidade, certo? Então vamos lá. Em muitas agências é comum vermos frases como “Pense fora da Caixa” e sim pensar fora da caixa é um bom costume. Mas algo que a diversidade de clientes nos dá é a oportunidade de navegar entre diferentes “caixas”, observar e absorver diversos testes, aprendizados, adaptá-los e  replicá-los. Estabelecemos relações, conexões de resultados e experiências compartilhadas. Um bom exemplo disso é quando testamos uma nova frente de mídia, e dá resultado em um cliente, logo buscamos levar essa novidade para outros. Em um nível mais profundo, podemos estabelecer relações de consumo, quem nunca usou “Viagens Internacionais recentes” para definir públicos de classe A? Ou um tipo de dispositivo móvel. São essas conexões que conseguimos quando alinhamos nossa organização e comunicação.

 

Para concluir, a pluralidade de segmentos, clientes, produtos e serviços é um desafio. Não é fácil conciliar, atender e trazer resultado para todos. Porém é possível elevar nossa entrega e consequentemente nossos resultados, se juntarmos três pilares básicos, organização, comunicação e conexão. Reter informações, compartilhá-las e conectá-las.

Todo grande desafio, traz consigo uma grande oportunidade de aprendizado e de diferenciá-lo.