Skip to main content
Marketing Digital

Os Mitos sobre links patrocinados

By Julho 29, 2016Fevereiro 24th, 2023No Comments

Aumentar o tráfego de um site pode ser feito através de várias estratégias, com diferentes comportamentos e profissionais envolvidos. Usar links patrocinados é uma alternativa eficiente, mas é preciso conhecimento, planejamento e análise dos resultados para ter sucesso, caso contrário, é fácil cair nos mitos dos links patrocinados.

mitos sobre os links patrocinados

Conhecer esses mitos pode ser o primeiro passo para entender melhor como funciona uma campanha neste formato.

 

Links patrocinados tem influência nos resultados orgânicos

Não, os links patrocinados não influenciam os resultados orgânicos. O método de listagem dos resultados de busca utilizados pelo Google leva em consideração diferentes algoritmos para delimitar as posições das paginas listadas.

Essa prática visa garantir posições relevantes para o que está sendo buscado pelo usuário e isso exclui totalmente qualquer tipo de compra de relevância. Se assim fosse, todo o valor e credibilidade do buscador seria comprometido.

resultados-organicos-vs- links patrocinados

Entretanto, indiretamente, os links patrocinados podem ajudar seu site a ser lembrado ou até mesmo buscado, já que o usuário pode nunca ter ouvido falar dele e ter seu primeiro contato através de anúncio. Aumentando a escala, as buscas podem ser direcionadas para o seu site por meio da busca orgânica, noutras situações. Novamente, isso é uma influência indireta.

Diversas estratégias apontam o uso de ambos os caminhos como modo de aumentar tráfego.

Primeira posição é sempre a melhor

Mito. Nem sempre a primeira posição é o melhor, o que mais importa em uma campanha de link patrocinado é ter um texto de anúncio de qualidade, que esteja diretamente relacionado com o que o usuário buscou. Entre dois anúncios, um com texto desconexo, em primeiro lugar, e um anúncio mais refinado, na terceira posição, este último ainda é melhor.

Google Adwords é caro

Uma das grandes características dos serviços de links patrocinados é exatamente o controle que o cliente tem sobre suas campanhas. Em campanhas de links patrocinados, é o cliente que delimita qual será o valor investido, ele que mantém o controle deste investimento e pode ser alterado, encerrado e reconfigurado de acordo com sua estratégia.

Google Adwords é focado para grandes empresas

Este é um mito atrelado aos custos e investimentos feitos pelas grandes empresas. A verdade é que os links patrocinados podem ser a chave para o sucesso de uma pequena empresa, desde que o investimento, as campanhas e o trabalho sejam feitos corretamente, com estratégia e muito acompanhamento.

Quanto mais dinheiro investido, mais cliques recebidos

Esta é uma falácia e não pode ser tomado como uma regra. Ainda que os anúncios permeiem uma grande variedade de palavras-chave relacionadas ao assunto, muitos outros fatores determinarão se aquele anúncio é atrativo e voltado para um público-alvo específico ou receberá cliques.

investimento links patrocinados

E ai o que achou dos mitos? Conhece mais algum? Deixe o seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

Confira mais dicas e novidades do blog, aqui!