Skip to main content
Marketing Digital

Quais as correspondências de palavras chave utilizadas no google Ads

By Agosto 5, 2016Fevereiro 24th, 2023No Comments

Um dos principais elementos que compõe um anúncio em links patrocinados é a palavra-chave. Conhecida também pelo seu nome em inglês, keyword, a palavra-chave é o termo principal que será utilizado como referência para o que o usuário procura no site de busca e o que está presente em seu anúncio.

Em termos práticos, um anúncio que utiliza a palavra-chave “televisão 42 polegadas”, será exibido quando um usuário procurar por uma televisão, independente dos termos buscados.

 

Essa combinação de palavras é o que o Google Ads apresentará em sua base de anúncio, retornando para o usuário, além da lista de sites com o termo buscado, os links patrocinados relevantes que contém a palavra que ele buscou.

Até aqui, tudo muito simples. A grande questão é que o usuário pode realizar inúmeras combinações para efetuar uma busca e, ao montar uma campanha de links patrocinados, são essas palavras-chaves que vão direcionar a seleção e importância de um anúncio, para ser retornado pelo Google, quando o usuário procurar por elas.

Seguindo este mesmo exemplo, é a busca pelas palavras-chave “televisão 42 polegadas full hd” é algo mais específico (restrito) do que o termo puro e simples “TV”, ou “TV 42 polegadas”, que abrange uma gama maior de resultados (ampla). O trabalho é realizar análises e pesquisas, utilizando as próprias ferramentas do Google para entender o comportamento do usuário e premeditar quais tipos de buscas ele fará e quais palavras-chave serão o gatilho para o que o seu anúncio apareça como resultado.

O próprio Google fornece maneiras de se chegar a uma palavra-chave ideal para o tipo de anúncio buscado.

Para utilização dessas ferramentas, é necessário entender a identificação e o funcionamento de alguns tipos de palavras-chave existentes e quais são suas aplicações. As chamadas correspondências de palavras-chave, que são classificadas em:

Correspondência ampla

É o termo padrão de pesquisa. Não requer qualquer configuração e relaciona as pesquisas a variações com erros ortográficos, sinônimos e até mesmo pesquisas relacionadas, de acordo com os critérios do Google.

Um exemplo é a palavra-chave anterior: “televisão 42 polegadas”, que aparece em uma pesquisa feita por “comprar TV 42”.

Correspondência ampla modificada

Altera o termo padrão para os anúncios exibidos em pesquisas mais específicas, com variações aproximadas, mas não sinônimas. Para isso, é utilizado o operador sinal de adição: +

Exemplo de palavra-chave: +comprar +televisão. Será exibido em pesquisas como: “comprar TV”, mas não aparecerá em pesquisas como “assistir televisão”.

Correspondência de frase

Considera as palavras chaves de acordo com a ordem exata discriminada. Utiliza o operador aspas: “ “

Exemplo de palavra-chave: “TV full HD”. O anúncio será exibido nas pesquisas contendo essas três palavras, seja qual for a localidade de frase, desde que estejam na ordem. Variações das palavras são aceitas. Mas, em ordem diferente, não.

Correspondência exata: como o próprio nome diz, restringe a exibição a pesquisas exatas ou variações aproximadas dos termos. Utilizando como operador os colchetes: [ ]

Exemplo de palavra-chave: [TV full HD]. O anúncio será exibido para pesquisas com este termo ou variações próximas como [televisão full hd]

Correspondência negativa

Esta modificação funciona para delimitar o que o anunciante não quer que seja relacionado ao anúncio. Ativada pelo operador sinal de subtração: –

Exemplo: -smart. Em pesquisas como “televisão full hd”, os anúncios serão exibidos, mas não aparecerão quando o usuário utilizar o termo subtraído na pesquisa.

E ai o que você achou do nosso post? Deixe o seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

Confira mais dicas e novidades do blog aqui!