Um dos principais elementos que compõe um anúncio em links patrocinados é a palavra-chave. Conhecida também pelo seu nome em inglês, keyword, a palavra-chave é o termo principal que será utilizado como referência para o que o usuário procura no site de busca e o que está presente em seu anúncio.
Em termos práticos, um anúncio que utiliza a palavra-chave “televisão 42 polegadas”, será exibido quando um usuário procurar por uma televisão, independente dos termos buscados.
Essa combinação de palavras é o que o Google Ads apresentará em sua base de anúncio, retornando para o usuário, além da lista de sites com o termo buscado, os links patrocinados relevantes que contém a palavra que ele buscou.
Até aqui, tudo muito simples. A grande questão é que o usuário pode realizar inúmeras combinações para efetuar uma busca e, ao montar uma campanha de links patrocinados, são essas palavras-chaves que vão direcionar a seleção e importância de um anúncio, para ser retornado pelo Google, quando o usuário procurar por elas.
Seguindo este mesmo exemplo, é a busca pelas palavras-chave “televisão 42 polegadas full hd” é algo mais específico (restrito) do que o termo puro e simples “TV”, ou “TV 42 polegadas”, que abrange uma gama maior de resultados (ampla). O trabalho é realizar análises e pesquisas, utilizando as próprias ferramentas do Google para entender o comportamento do usuário e premeditar quais tipos de buscas ele fará e quais palavras-chave serão o gatilho para o que o seu anúncio apareça como resultado.
O próprio Google fornece maneiras de se chegar a uma palavra-chave ideal para o tipo de anúncio buscado.
Para utilização dessas ferramentas, é necessário entender a identificação e o funcionamento de alguns tipos de palavras-chave existentes e quais são suas aplicações. As chamadas correspondências de palavras-chave, que são classificadas em:
Correspondência ampla
É o termo padrão de pesquisa. Não requer qualquer configuração e relaciona as pesquisas a variações com erros ortográficos, sinônimos e até mesmo pesquisas relacionadas, de acordo com os critérios do Google.
Um exemplo é a palavra-chave anterior: “televisão 42 polegadas”, que aparece em uma pesquisa feita por “comprar TV 42”.
Correspondência ampla modificada
Altera o termo padrão para os anúncios exibidos em pesquisas mais específicas, com variações aproximadas, mas não sinônimas. Para isso, é utilizado o operador sinal de adição: +
Exemplo de palavra-chave: +comprar +televisão. Será exibido em pesquisas como: “comprar TV”, mas não aparecerá em pesquisas como “assistir televisão”.
Correspondência de frase
Considera as palavras chaves de acordo com a ordem exata discriminada. Utiliza o operador aspas: “ “
Exemplo de palavra-chave: “TV full HD”. O anúncio será exibido nas pesquisas contendo essas três palavras, seja qual for a localidade de frase, desde que estejam na ordem. Variações das palavras são aceitas. Mas, em ordem diferente, não.
Correspondência exata: como o próprio nome diz, restringe a exibição a pesquisas exatas ou variações aproximadas dos termos. Utilizando como operador os colchetes: [ ]
Exemplo de palavra-chave: [TV full HD]. O anúncio será exibido para pesquisas com este termo ou variações próximas como [televisão full hd]
Correspondência negativa
Esta modificação funciona para delimitar o que o anunciante não quer que seja relacionado ao anúncio. Ativada pelo operador sinal de subtração: –
Exemplo: -smart. Em pesquisas como “televisão full hd”, os anúncios serão exibidos, mas não aparecerão quando o usuário utilizar o termo subtraído na pesquisa.
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