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Marketing Digital

O que é Google Rich Results ?

By Janeiro 23, 2018Fevereiro 24th, 2023No Comments

Se antes apenas o trabalho com a palavra-chave era suficiente para alcançar as primeiras páginas de busca orgânica do Google, hoje, sem dados estruturados e um conteúdo relevante – e claro, um SEO bem planejado – qualquer conteúdo publicado estará fadado ao fracasso.

Por isso no post de hoje você saberá mais sobre o Google Rich Results e os impactos em seu e-commerce.

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Google Rich Results

Mas afinal, o que é Google Rich Results? Basicamente são resultados de pesquisa detalhados e ricos. Exibe avaliação, fotos, procedimentos, detalhes de produtos, entre outras informações, que o algoritmo do Google compreenda com objetivo de melhorar a experiência do usuário.

 

 

Todos os resultados serão assim?

A ferramenta estar presente na programação não garante que todas as buscas terão esse rico detalhamento em destaque na página de busca orgânica por diversos motivos.

 

Em alguns casos os dados estruturados podem estar incorretos ou ocultos pelos usuários ou a página não cumprir as diretrizes de dados estruturados.

 

Há também a possibilidade do Google entender que outro recurso seja mais apropriado para a página ou conteúdo em questão. Também é levado em consideração a autoridade da página e relevância do conteúdo.

 

O recurso apresenta três diferentes formas de exibição, há o Rich Results, Rich Cards e o Rich Snippets. Cada um faz parte do mesmo conceito da ferramenta Google Rich Results, mas aparecem em diferentes locais.

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Rich Results

É exibido do lado direito da página de busca orgânica do Google e apresenta informações diferenciadas em relação aos outros termos. Os detalhes são mais complexos e específicos.

 

Por exemplo, ao digitar o nome de um país na página de busca, o Rich Results exibirá informações, como a capital do país, moeda corrente, população, idiomas oficiais, presidente, produto interno bruto (PIB) e destinos mais conhecidos do país.

 

Rich Cards

São os cartões de resultados quando a busca no Google é feita por dispositivos móveis, o que evidencia cada vez mais a necessidade das páginas adequarem suas plataformas para o mobile.

 

O aumento das buscas por celulares e tablets teve crescimento em 2017, como era esperado. O aumento das compras por dispositivos móveis também aumentaram, cerca de 80% em relação ao ano de 2016.

 

A previsão para publicidade em dispositivos móveis em 2018 é 52% maior que em 2017, e-commerces que não se adaptarem para mobiles perderão espaço no mercado.

 

Rich Snippets

É a primeira página exibida na busca orgânica, basicamente, o troféu em um trabalho de SEO e dados estruturados. Ele não é tão rico em detalhes como o Rich Results, mas não deixa a desejar.

 

O Rich Snippets mostrará informações importantes de um procedimento ou de um serviço, bem como as imagens (se disponível). Conseguir colocar uma página no Rich Snippets aumenta agressivamente o volume de cliques na página.

 

Uma observação importante: anúncios de produtos não sairão no Rich Snippets. O Google direcionará automaticamente para a ferramenta Google Shopping.

 

O recurso Google Rich Results não é imediato e depende do próprio Google para ser exibido nos resultados de busca.

 

Há um hiato entre rastrear, indexar e a exibição do conteúdo, esse processo pode levar semanas para ser concluído. O webmaster trends analyst da Google, John Mueller, afirmou que após esse processo não deve haver nenhum atraso na atualização nos resultados de pesquisa.

 

Penalidades

Um detalhe muito importante: o Google pode desativar o Rich Results de uma página caso ela possua dados estruturados enganosos e isso resultará em severas penalidades.

 

É extremamente tentador conseguir o Rich Snippets de maneira inapropriada, o que pode levar alguns e-commerces tentarem encontrar uma brecha para imputar dados estruturados enganosos no index do Google.

 

Tentar burlar o sistema do Google é uma péssima ideia, o radar para detectar esse tipo anomalia está a pleno vapor. Uma vez notificado pelo Google as consequências são pesadas e a página poderá perder:

 

-Rich Snippets;

-Ranking;

-Avaliações;

-Credibilidade;

-Confiança;

 

Recuperar completamente a confiança do Google nos dados estruturados é raro. A competitividade no ambiente online é extremamente agressiva dada a receita que o e-commerce gera no Brasil e no mundo. Os desafios de 2018 para o setor serão altos, bem como as oportunidades.

 

Utilizar as ferramentas certas com a melhor estratégia possível não virá com um tutorial encontrado na internet. Não se engane, ninguém alcança o sucesso sozinho por N motivos.

 

Quem pretende se destacar no mercado online deverá se preparar para investir em soluções profissionais e capacitadas para gerar o retorno desejado a longo-prazo.

 

Ter uma consultoria de SEO nunca foi tão necessário como agora em 2018, as ferramentas e inovações tecnológicas não param de chegar ao mercado e estar atualizado é um trabalho constante realizado pelas consultorias e agências.

 

A resistência dos consumidores em comprar pela internet cai drasticamente, manter-se vivo nos negócios implica em ter uma página bem estruturada e intuitiva, adaptada para dispositivos móveis e com um planejamento estratégico profissional qualificado para atender os desafios que mercado exige das empresas.