Quem trabalha com marketing digital e usa estratégias de SEO, sabe que o Google faz atualizações em seus algoritmos de tempos em tempos. Portanto as estratégias devem ser atualizadas com as tendências ditadas pelo buscador. Para 2018, fique atualizado e conheça três maneiras de alavancar seu SEO.
Melhore seus conteúdos
Não é novidade que conteúdos de qualidade e originais fazem parte das regras de ouro para conseguir um bom posicionamento orgânico e conseguir se destacar entre os concorrentes.
O começo do ano é uma excelente oportunidade para revisar os conteúdos que já foram publicados e avaliar o que pode fazer para melhorá-los.
Fazer essa análise pode ajudar a pensar em novos direcionamentos para deixá-los mais completos e interessantes, investindo em conteúdos novos ou até a possibilidade de reescrever alguns artigos.
Dê uma olhada no Analytics para saber quais conteúdos atraíram mais visitas e faça uma avaliação minuciosa no conteúdo do artigo. A partir dele, ideias novas surgirão.
Tem aquele conteúdo bacana e completo que não fez sucesso? Leia e reescreva, veja se a palavra-chave está bem trabalhada e se o texto está claro o suficiente e completo. A ideia pode ter sido boa, mas pode não ter sido bem escrito ou estruturado.
A leitura pode ter ficado cansativa com parágrafos muito longos ou frases mal construídas. Acrescente subtítulos, divida o texto e confira se não usou termos muito rebuscados ou técnicos demais. Quanto mais simples a linguagem, melhor.
Acrescente vídeos e informações interativas, como infográficos, links para e-books, inclua gráficos, etc. Se você tem um e-book informativo, leve em consideração transformá-lo em texto de blog, assim como vídeos de palestras e webinars.
Leve em consideração republicar novamente os textos com melhor desempenho também para atrair mais leitores. Não esqueça de incluir novas informações, atualizar dados, incluir referências ou até mudar sua estrutura. Não tenha medo de reciclar.
Revisão das palavras-chaves
Revisar as palavras-chaves é muito importante. Mesmo que elas estejam dando certo, tire um tempo para reavaliar. Afinal, a concorrência pode ter aumentado e seus resultados não serão os mesmos em 2018. Se isso está acontecendo, a tendência será ter menos resultados com os mesmos esforços.
Não tenha medo de modificar uma palavra-chave que deu muito certo por muito tempo. Nesse caso, voltamos ao item número um, de otimização dos seus conteúdos mudando as palavras-chaves de seus conteúdos já publicados.
Audições no site
Mesmo com as constantes atualizações e audições, nunca será demais fazer uma nova audição e reavaliação minuciosa. Afinal, tudo o que fizer para melhorar a experiência do usuário será benéfico para que ele continue bem posicionado organicamente.
Avalie o tempo de resposta do carregamento das páginas, verifique as categorias, identifique erros e entenda o comportamento do usuário para melhorar seu site. Avalie as páginas com maior taxa de rejeição, reveja a infraestrutura, analise códigos e cogite usar novas ferramentas.
Certifique-se que todas as páginas estejam adequadas as práticas de SEO e se precisar mude as palavras-chaves, como falamos no item 2.
Avalie se o conteúdo do site ainda segue relevante para 2018, se os links estão atualizados, se as URLs estão nomeadas segundo as estratégias atuais, títulos de páginas e meta descrições, se as páginas estão adequadas quanto a usabilidade, se as informações sobre a empresa e serviços estão atuais, preços, etc.
Faça a mesma avaliação com as landing pages e formulários, deixe tudo mais fácil e intuitivo para os usuários, pense primeiro neles e não nos algorítimos.
Os menus estão intuitivos? O layout ainda agrada? Faça testes, enquetes e pesquisas com seu público-alvo, amigos, colegas e porque não com familiares? Leve em consideração que se o site estiver agradável para eles, as possibilidades de estarem para o seu público serão maiores.
As oportunidades de conversão estão de acordo com o funil de vendas? Está usando o Call to Action de maneira correta em cada página? Existem páginas sem CTA? O design responsivo está cumprindo sua função corretamente? Resolva problemas de links quebrados, indexação, etc.
O SEO é um trabalho a longo-prazo e necessita de constante avaliação, mudanças e otimizações periódicas. Não fique acomodado em estratégias que já deram certo no passado e esteja aberto a melhorias.
Já começou a trabalhar nas mudanças em suas estratégias para 2018? Ficou com dúvidas? Deixe um comentário!