Skip to main content
Marketing Digital

O que é e como surgiu o Black Friday?

By Novembro 3, 2014Fevereiro 24th, 2023No Comments

Você sabe o que significa o termo Black Friday? Em Português, a nomenclatura quer dizer “Sexta-Feira Negra”. A nomeação surgiu nos Estados Unidos para designar as vendas com grandes descontos que acontecem na última sexta-feira de novembro, depois do feriado de Ação de Graças. Por causa da ação de vendas que têm descontos de até 70% do valor normal, o evento tomou grandes proporções, tumultuando ruas e causando muitas filas.

Historicamente, a denominação foi criada pela polícia da Filadélfia, no começo dos anos 60. Por conta da aglomeração de pessoas e dos congestionamentos nas ruas que aconteciam por causa do período de compras para o Natal, surgiu o termo Black Friday. No entanto, a nomenclatura só se popularizou em 1975, quando passou a ser usado em meios de comunicação como jornais, que documentavam a movimentação durante o evento.

Atualmente, o Black Friday dos EUA é tido pelos varejistas como o período de maior lucro do ano, quando as lojas abrem com antecedência para atrair o maior número de compradores possíveis. As filas são enormes e a popularidade da data é tanta nos EUA que embora não seja um feriado, há pessoas que tiram folga no dia do Black Friday.

 

O evento é marcado por várias propagandas e anúncios de produtos a preços atrativos. Para os comerciantes, o objetivo é vender todo o estoque para que as lojas possam receber novas mercadorias para o início das vendas de Natal, em Dezembro. Além dos Estados Unidos, países como o Brasil, Reino Unido, Portugal, Austrália, Canadá e Paraguai também possuem esta data no seu calendário de vendas.

Black Friday no Brasil

O primeiro Black Friday brasileiro aconteceu em 2010, de forma on-line. Na data, mais de cinquenta lojas do varejo nacional participaram do evento. A crítica ao Black Friday no Brasil começou em 2012, quando grandes lojas praticamente não deram descontos em seus produtos, comparadas com as lojas norte americanas, que despencam o preço das mercadorias.

Apesar de o evento ser uma ótima opção para os brasileiros fazerem compras a preços menores, os descontos do Black Friday no Brasil são bem menores em relação aos valores americanos. Outra crítica são os falsos descontos, pois muitas lojas aumentam o preço dos produtos uma semana antes do Black Friday para diminuírem no dia do evento, anunciando altos descontos.

Assim como nos Estados Unidos, o Black Friday Brasil acontece todos os anos na última sexta-feira do mês de novembro, em lojas físicas e virtuais. Qualquer empresa pode anunciar promoções no Black Friday. Por conta do aumento da procura pelo termo, muitas agências de publicidade passaram a disputar o cargo de anunciantes oficiais do evento.

Como o Black Friday acontece em uma data em que o consumidor tem mais dinheiro na conta por causa do 13º salário, a preparação do comércio brasileiro para receber o evento tem se tornado cada vez maior, com negociações antecipadas com os fornecedores, organização funcional da loja e da equipe e trabalho do departamento de marketing para atrair mais clientes.

 

Veja aqui sobre os serviços que a Score Media presta como Gerenciamento de SEO, Links Patrocinados e Redes Sociais, Consultoria em E-commerce e outros.

Confira mais curiosidades e artigos no blog.