Skip to main content
Marketing Digital

O que é anuncio dinâmico no Google Adwords?

By Julho 18, 2016Fevereiro 24th, 2023No Comments

O formato de Anúncio Dinâmico é um entre os muitos métodos de anúncio do buscador Google. Este modo segue uma mecânica em que as escolhas das palavras do anúncio são definidas automaticamente, segundo algoritmos de pesquisa da empresa.

dsa - 2 anuncio dinâmico

Sob o nome original de DAS (Dynamic Search Ads), o Anúncio Dinâmico utiliza o conteúdo da página do seu site para gerar palavras-chave relevantes e também um anúncio para tal. Com este formato, além da automatização, o sistema também procura encontrar possíveis palavras-chave que possuem grande potencial naquele conteúdo, mas por algum motivo não foram elencadas manualmente.

 

Os Anúncios Dinâmicos são indicados pelo próprio Google para sites que possuem bons e ricos conteúdos e sites com muita variedade de produtos e serviços que são alterados ocasionalmente. Também são indicados em campanhas que possuem o tempo de atuação sazonal, atrelado a uma época específica do ano.

anuncio dinamico

E por se tratar de bons conteúdos considerados ricos, é possível dizer que páginas otimizadas com boas práticas de SEO resultam em bons exemplos para se gerar um Anúncio Dinâmico – obviamente, as análises devem estar de acordo com o objetivo, com metas definidas para cada estratégia.

Em oposição a isso, os Anúncios Dinâmicos não são indicados para páginas de conteúdo que são alterados com uma periodicidade maior, isso porque a rotina de atualização dessa página pode não coincidir com as atualizações rastreadas pelo Google, resultando em anúncios com base em um conteúdo que não está mais disponível.

Ainda assim, os Anúncios Dinâmicos possuem categorizações que ainda dependem da intervenção do anunciante, já que o formato solicita que sejam preenchidas pelo menos duas linhas distintas de informações acerca do anúncio sendo que o a primeira linha é preenchida automaticamente pelo Google.

Além disso, há também as segmentações dessas campanhas, que podem abranger para todas as páginas do site, trazendo palavras-chave com base neste conteúdo; categorias do site, de acordo com a organização deste (sites desenvolvidos com categorias em formatos não inteligíveis para o Google não terão um resultado positivo); através de URLs; título da página e, por fim, o conteúdo da página.

anuncio dinamico feed

Entre os benefícios de se utilizar os Anúncios dinâmicos estão a economia de tempo em pesquisar e selecionar palavras-chave relacionados ao conteúdo do site, além de ganhar este tempo para uma primeira pesquisa, a economia é maior por causa das atualizações constantes ocorridas.

Ao mesmo tempo, são garantidas as chances de exibir, no título do anúncio, as palavras-chave relevantes ao conteúdo da página de destino e que estão presentes na busca feita pelo usuário/cliente. Sem contar que o anunciante possui a autonomia para exibir o anúncio para todo o site ou para uma página específica.

Por fim, outra vantagem é a maior probabilidade de os Anúncios Dinâmicos atingirem uma maior parcela de clientes, quando comparada a uma campanha segmentada por palavra-chave.

A manutenção dos Anúncios Dinâmicos é uma das fases do processo que garante o sucesso da campanha. Acompanhá-los através de Relatórios de termos de pesquisa ou Relatório de Categorias são boas práticas básicas para obter resultados positivos desses anúncios.

E ai o que achou do nosso post? Deixe o seu comentário ou duvida e, compartilhe nas redes sociais.

Confira mais dicas e novidades aqui!