Skip to main content
Marketing Digital

Mercado de Trabalho e Economia 4.0 | Entenda e prepare-se para as transformações

By Maio 10, 2018Fevereiro 24th, 2023No Comments

Sempre nos perguntamos como será o futuro, fazemos análises da atual realidade, e descrevemos um possível futuro com literatura e filmes de ficção científica. Mas averdade, é que quase nunca conseguimos acertar as invenções e as tecnologias que serão lançadas.

Porém, podemos concluir como vai caminhar a estrutura da sociedade e como o mercado de trabalho vai evoluir nos próximos anos.

Mercado de trabalho atual

Estamos caminhando para o mercado de trabalho 4.0 e há transformações visíveis ocorrendo no ambiente de trabalho. Que se baseia em três pilares: a tecnologia, as pessoas e os processos.

Segundo Renan Ubeda, apresentador do canal Digitalizando, para a revista E-commerce Brasil, na matéria “Os três pilares da transformação digital”.

Ele diz que a tecnologia é um dos processos mais maduros para a Economia e mercado de trabalho futuros. Cada vez mais as empresas contratam processos que digitalizam alguns mecanismos e é fundamental que profissionais estejam habilitados, em tempos de tecnologias disruptivas.

Mas é preciso que a empresa prepare seus funcionários a receberem e se adaptarem a essas tecnologias. Já que “a adoção de novas tecnologias pode mudar profundamente o modus operandi de uma campanha”, afirmou Ubeda. As mudanças podem exigir novos cargos, papéis e processos.

O que é a tecnologia disruptiva?

É um serviço criado para atender as novas necessidades do mercado, modificando a antiga concorrência, o que acaba gerando grandes efeitos colaterais. Contudo,elas dão ao mercado de trabalho a chance do consumidor escolher como vai se adaptar. “Uma inovação disruptiva dá a novos consumidores acesso a produtos historicamente apenas disponíveis para consumidores com muito dinheiro ou habilidades”, afirmou Marc Andreessen, empreendedor e investidor famoso do Vale do Silício.

De acordo com a empresa de consultoria Bain&Company a tecnologia disruptiva têm grande potencial para mudar o mercado de trabalho a partir de 2020. Isso ocorre, devido o envelhecimento da população, a adoção de novas tecnologias e o aumento da desigualdade.

E com os avanços dos pilares colocados por Renan Ubeda, os gestores já analisam as mudanças, os principais perfis dos colaboradores e mudançada volatilidade macroeconômica.

Como entender a economia e o mercado de trabalho 4.0

A Revolução Industrial 4.0 vem revolucionar todos os campos, automatizando todos os processos. Desde linhas de montagens até software de customização e automatização.

O que podem modificar não somente o mercado de trabalho, mas também a economia mundial. Segundo a pesquisa da consultoria Roland Berger, daqui 20 anos, aproximadamente cerca de  200 milhões de trabalhadores não serão qualificados, para aplicar tarefas estratégicas e controlar projetos. Por isso, a tendência é que o número de profissionais de alta qualificação aumente no mercado.

No Brasil, o mercado de trabalho sofre uma alteração lenta, mas é visível na área acadêmica. Segundo o professor, Eduardo de SenziZancul, da Poli-USP, “o que vejo nos alunos é um interesse crescente em entender essa convergência entre informação, TI, eletrônica e hardware”.

Isso faz muito sentido para a economia do futuro, pois os robôs colaborativos vão exercer lado a lado a produtividade com os profissionais, que devem estar abertos e flexíveis para o mercado multidisciplinar, com visão técnica e senso crítico.

Há quem diga que as profissões do futuro são cientistas de dados e coordenador de robótica, o que reflete a pesquisa do mercado de trabalho atual, já que a pesquisa da Deloitte mostra apenas 14% dos executivos acreditando que estão preparados para a Economia 4.0.

Como se preparar para a Economia 4.0

Essa é a Revolução Industrial 4.0, há o avanço exponencial de diversas tecnologias, que potencializam grandes mudanças, ocasionada pelas tecnologias disruptivas, citada acima. Tornando o digital e o real inseparáveis, então é preciso alinhar a inteligência artificial, Internet das Coisas e as análises digitais no mundo real.

Este mercado gera quatro grandes impactos, que definem a atuação do mercado de trabalho competitivo futuro, são eles: Sociedade, estratégia, talento e tecnologia.

Vamos começar pela sociedade, que provavelmente serão controladas por empresas. Isso se deve, devido ao avanço da economia, que permite que grande parte da população receba serviços que antes não eram alcançados.

Tornando a sociedade um elo entre inovações tecnológica e alta escalabilidade.

Já a estratégia irá abordar meios amplos, em longo prazo e com sustentabilidade. A Tesla é uma marca que já visa no mercado de trabalho futuro, de forma sustentável e em longo prazo.

O profissional do futuro está ligado à automatização de processos e como eles vão conseguir interagir com a inteligência artificial para tomar decisões.

Talento e tecnologia irãocaminhar juntos, mas essa tecnologia disruptiva vai mudar profundamente os modelos de negócios. Assim como a combinação destes quatro impactos, que vão garantir mudanças drásticas no cotidiano.

Conclusão

No Brasil, segundo um estudo da CNI, ainda há 77,8 de mercado de trabalho com a geração tecnológicas 1 e 2. A grande mudança da Economia 4.0 vai chegar daqui a cerca 10 anos, atingindo os níveis de tecnologias 3 e 4.

Então implante tecnologias que vão elevar o desempenho criativamente dos seus funcionários, assim você consegue formar uma equipe talentosa e preparada para tecnologias futuras.

Uma boa visão desta mudança é o design instrucional, que consisti no conjunto de técnicas e recursos para melhorar um campo de estudo, que tratam o processo de aprendizagem em todos os contextos.

Leave a Reply