Não trabalhar o remarketing no Facebook pode ser um erro de muitos profissionais do marketing. Ela é uma estratégia essencial para qualquer empresa que trabalhe com captação de leads através das redes de anúncios.
Para entender como funciona o remarketing de modo resumido, o usuário entra em um e-commerce, não realiza qualquer ação e sai. Quando visitar outra página, ele será impactado por banners do site anterior.
Essa estratégia é muito eficiente e responsável por aumentar o número de conversões, por isso, ensinaremos como segmentar os leads do Facebook em listas de contatos distintas, direcionando para um público específico através de seus anúncios.
Para realizar este processo, é necessário ter acesso a ferramenta Power Editor e uma lista de contatos que pode ser obtida através do cadastro de leads para o e-mail marketing.
Como criar a lista no Facebook?
O processo é simples, acesse o gerenciador de anúncios e siga para opção “Públicos”. Nesta tela, é necessário criar um público personalizado disponível no botão “Criar Público”. Dentre as opções disponíveis para criar a lista, três delas são possíveis:
- Carregar uma lista de clientes através de um arquivo salvo no computador. O principal detalhe no upload é o seu formato, ele deve estar salvo com a extensão CSV;
- O segundo método utiliza a área de transferência do computador com um simples copiar e colar direto na ferramenta;
- O terceiro método é exclusivo para quem tem uma lista com uma conta ativa na ferramenta MailChip.
O Facebook irá conferir se os dados presentes na lista de remarketing possuem endereços válidos de e-mail (sem espaços, caracteres inválidos, utilização correta da estrutura com “@”, etc.).
Vale a pena ressaltar que é importante conferir a quantidade de endereços de email que o Facebook declara como válido, pois isso pode definir o sucesso da sua campanha e qualidade da lista de remarketing.
Depois disso, é só nomear a lista, o Facebook passará a fazer uma nova análise, a ferramenta fará a leitura para criar uma base de clientes que tenham uma conta no Facebook também.
A própria ferramenta adverte que a análise leva até 30 minutos para ser feita. O resultado é o número de e-mails cadastrados no Facebook, entretanto, não há dados com relação a contas ativas ou inativas ou informações mais profundas, como periodicidade de acesso, por exemplo.
Pronto. A lista de contatos está disponível e pode ser utilizada para criar anúncios com público personalizado e segmentado. Você ainda pode criar várias listas e fazer testes com seus anúncios.
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