Eficaz, rápida e econômica. Este três adjetivos definem a plataforma dinâmica da publicidade atual: o marketing digital, ferramenta essencial para empresa que almeja aprimora seu produto, alavancar sua marca, e atender as necessidades especificas dos seus consumidores.
A internet fez com que o mercado publicitário mudasse “de casa” em ritmo acelerado, as empresas tiveram que sair das mídias tradicionais (televisão, rádio, revista, jornal etc), e inovar, migrando para a rede. Há mais ou menos 15 anos, pop-ups, e banners em flash, piscando no seu monitor, e “emperrando” sua conexão (discada na época), pareciam suficientes para divulgar uma marca neste meio.
Mas, em um curto espaço de tempo outros meios de comunicação, como Twitter, Orkut, Facebook chegaram, e abriram uma porta desconhecida, até então, para o mercado: A VOZ DO POVO. E, se “a voz do povo, é a voz de Deus”, como é possível camuflar a falha de um produto, se existe um espaço onde as pessoas estão livres para reclamar, ou melhor, às vezes, dizer a verdade?
As empresas perceberam que aqueles questionamentos precisavam de respostas, e mais, que aquelas informações gratuitas trazidas a partir dos seus usuários eram essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos negócios.
Então, para encarar este desafio, as empresas buscaram um profissional que entendesse como funcionava aquele mundo tão frenético da internet, e que soubesse o que fazer com tantas informações: o tal, o analista de mídias sociais.
Este profissional, super cotado no mercado atualmente, é o responsável por cuidar do planejamento estratégico da empresa nas mídias sociais. Ele tem como tarefa inicial entender o planejamento geral da empresa e trazê-lo para o meio digital. Além de saber muito de mídias sociais, marketing em geral, administração e empreendedorismo, peças fundamentais para o desenvolvimento de um bom planejamento.
O que todos se perguntam é “por que esta profissão se tornou TÃO relevante?”. Acredito que as empresas estão oferecendo serviços mais personalizados para os seus clientes, substituindo o mercado de massa por uma cultura de nichos, que são facilmente identificadas nas redes sociais. Como esse deslocamento do mercado, os investimentos publicitários estão indo para o mundo digital. Causando um crescimento absurdo no setor, afinal, a propaganda é a alma do negócio!
O que incomoda alguns profissionais, e até atrapalha o crescimento deste mercado, é que qualquer um se considera um especialista em mídias sociais. OK, já que querer é poder, seja analista de redes sociais, mas saiba que para ser o TAL é preciso ir muito além de dar like, share, ou retweet.
Mas, acredito que quem souber aproveitar esta oportunidade, com certeza, terá sucesso, e não só na rede!
Jésika Bassanezi, 25 anos, é bacharel em comunicação social com ênfase em jornalismo. Atualmente, trabalha como assessora de imprensa freelancer. Siga no twitter @JesikaBassanezi
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