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Marketing Digital

Acerte na escolha do formato do seu e-mail marketing

By Março 29, 2012Fevereiro 24th, 2023No Comments

O principal motivo de acesso à internet no Brasil é o e-mail, segundo informações pesquisas do IBGE.  Isso quer dizer que se uma pessoa vai checar a correspondência eletrônica ela também pode olhar as informações da sua empresa.  Porém, para isso é necessário que o e-mail marketing esteja num formato simples, objetivo, atrativo visualmente e esteja nos padrões corretos para que não se tenha nenhum erro.

Atualmente o formato mais usado é o de TEXTO, pois este é o único formato que todos terão acesso a mensagem. Em contrapartida esta escolha  não te dará  a liberdade de fazer um email com cores, imagens, negrito ou outros recursos que permitem deixar a informação mais atrativa.

A outra opção é utilizar o formato HTML que permite uma correspondência eletrônica com imagens, cores, tabelas e até sons.   Neste caso, você precisa escolher apenas algumas das opções citadas para que as informações não fiquem ilegíveis para o seu cliente.

A terceira alternativa é mesclar as opções citadas acima na mesma mensagem e utilizar o texto e o HTML.  A vantagem desta opção é que de uma forma ou de outra o seu público-alvo deve visualizar as informações e a desvantagem é que isso faz da sua correspondência fique duas vezes mais pesada.

 

Mas vale lembrar que, independente do formato que você escolher evite enviar formulários e documentos anexados. Além disso, procure não usar  programas como Flash, Javascript,  Iframe, Ilayer, divs absolutas, vídeo, pois eles são pesados e freqüentemente dão problemas.

E para deixar ainda mais fácil separamos algumas dicas valiosas pra você não errar mesmo:

Cuidado com o tamanho da mensagem – A maioria dos programas de e-mail possuem os chamados painéis de visualização. São “previews” que possibilitam o usuário visualizar a mensagem antes de abri-la. Com o grande volume de e-mails recebidos diariamente, é comum a navegação pelas mensagens apenas visualizando seus conteúdos nos painéis.  Então para que seu cliente veja de cara as informações é necessário que este layout tenha a largura máxima de 550 pixels. No caso da altura isso pode ficar ao seu critério, porém lembre-se de não deixar a mensagem muito extensa, pois isso irá transformar o email em algo chato de ser lido.

Não coloque uma imagem grande no e-mail –  Muitas vezes as pessoas recebem um e-mail com uma imagem bloqueada e a famosa frase “Clique aqui para exibir a imagem”. Isso acontece porque a maioria dos e-mails reconhece alguma mensagem com esse tipo de imagem como spam logo as mensagens são deletadas quase que automaticamente.

Posicionamento das informações – Os painéis de visualização ficam posicionados à direita na tela,  é melhor colocar  os elementos principais de seu layout na esquerda. Links de descadastro também devem ser posicionados na esquerda, onde o destinatário poderá facilmente encontrá-lo.

Aprenda a escrever em HTML – Cuidado para um código HTML mal escrito não estragar seu layout. Se você perder a configuração de fonte, seu design pode  deixar de existir. Cor de fundo de tabela também pode não aparecer. Tudo vai depender dos cuidados que você terá e dos testes que você vai fazer em diferentes programas de e-mail.  Por isso, fazer vários testes de colocar isso no ar. Além disso, fique atento para alguns pontos como estilo CSS, que deve ser “in line” e imagens de background. Outra coisa importante de se lembrar é que muitas pessoas usam diferentes tipos de programas de e-mail – diversas versões do Outlook, Eudora, Thunderbird, Apple Mail – além de Web Mails, como Gmail, Hotmail, Yahoo, Uol, entre outros), sendo que nem todos têm o suporte necessário às últimas e modernas versões de Html. Ou seja, deixe seu código de html o mais básico possível, para que não sofra alterações no layout indesejáveis.

Proponha um casamento entre as imagens e os texto na mensagem – Evite enviar uma imagem única como seu e-mail marketing, pois existe a possibilidade de um filtro anti-spam barrá-la por não identificar seu conteúdo. Utilize imagens onde realmente precisa. Lembre-se que muitas pessoas não têm habilitado o download de imagens no programa de e-mail, por isso é aconselhável você colocar sua mensagem principal em formato de texto ou colocar texto alternativo vinculado à imagem (se não mostrar a imagem, mostra o texto).

Por fim, evite colocar animações em gif ou flash. Faça um layout limpo e simples, para atingir o maior número de pessoas possível. E mostre aos seus clientes porquê eles devem ler seu e-mail. Apresente todas as vantagens da sua empresa no primeiro parágrafo.

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