O principal motivo de acesso à internet no Brasil é o e-mail, segundo informações pesquisas do IBGE. Isso quer dizer que se uma pessoa vai checar a correspondência eletrônica ela também pode olhar as informações da sua empresa. Porém, para isso é necessário que o e-mail marketing esteja num formato simples, objetivo, atrativo visualmente e esteja nos padrões corretos para que não se tenha nenhum erro.
Atualmente o formato mais usado é o de TEXTO, pois este é o único formato que todos terão acesso a mensagem. Em contrapartida esta escolha não te dará a liberdade de fazer um email com cores, imagens, negrito ou outros recursos que permitem deixar a informação mais atrativa.
A outra opção é utilizar o formato HTML que permite uma correspondência eletrônica com imagens, cores, tabelas e até sons. Neste caso, você precisa escolher apenas algumas das opções citadas para que as informações não fiquem ilegíveis para o seu cliente.
A terceira alternativa é mesclar as opções citadas acima na mesma mensagem e utilizar o texto e o HTML. A vantagem desta opção é que de uma forma ou de outra o seu público-alvo deve visualizar as informações e a desvantagem é que isso faz da sua correspondência fique duas vezes mais pesada.
Mas vale lembrar que, independente do formato que você escolher evite enviar formulários e documentos anexados. Além disso, procure não usar programas como Flash, Javascript, Iframe, Ilayer, divs absolutas, vídeo, pois eles são pesados e freqüentemente dão problemas.
E para deixar ainda mais fácil separamos algumas dicas valiosas pra você não errar mesmo:
Cuidado com o tamanho da mensagem – A maioria dos programas de e-mail possuem os chamados painéis de visualização. São “previews” que possibilitam o usuário visualizar a mensagem antes de abri-la. Com o grande volume de e-mails recebidos diariamente, é comum a navegação pelas mensagens apenas visualizando seus conteúdos nos painéis. Então para que seu cliente veja de cara as informações é necessário que este layout tenha a largura máxima de 550 pixels. No caso da altura isso pode ficar ao seu critério, porém lembre-se de não deixar a mensagem muito extensa, pois isso irá transformar o email em algo chato de ser lido.
Não coloque uma imagem grande no e-mail – Muitas vezes as pessoas recebem um e-mail com uma imagem bloqueada e a famosa frase “Clique aqui para exibir a imagem”. Isso acontece porque a maioria dos e-mails reconhece alguma mensagem com esse tipo de imagem como spam logo as mensagens são deletadas quase que automaticamente.
Posicionamento das informações – Os painéis de visualização ficam posicionados à direita na tela, é melhor colocar os elementos principais de seu layout na esquerda. Links de descadastro também devem ser posicionados na esquerda, onde o destinatário poderá facilmente encontrá-lo.
Aprenda a escrever em HTML – Cuidado para um código HTML mal escrito não estragar seu layout. Se você perder a configuração de fonte, seu design pode deixar de existir. Cor de fundo de tabela também pode não aparecer. Tudo vai depender dos cuidados que você terá e dos testes que você vai fazer em diferentes programas de e-mail. Por isso, fazer vários testes de colocar isso no ar. Além disso, fique atento para alguns pontos como estilo CSS, que deve ser “in line” e imagens de background. Outra coisa importante de se lembrar é que muitas pessoas usam diferentes tipos de programas de e-mail – diversas versões do Outlook, Eudora, Thunderbird, Apple Mail – além de Web Mails, como Gmail, Hotmail, Yahoo, Uol, entre outros), sendo que nem todos têm o suporte necessário às últimas e modernas versões de Html. Ou seja, deixe seu código de html o mais básico possível, para que não sofra alterações no layout indesejáveis.
Proponha um casamento entre as imagens e os texto na mensagem – Evite enviar uma imagem única como seu e-mail marketing, pois existe a possibilidade de um filtro anti-spam barrá-la por não identificar seu conteúdo. Utilize imagens onde realmente precisa. Lembre-se que muitas pessoas não têm habilitado o download de imagens no programa de e-mail, por isso é aconselhável você colocar sua mensagem principal em formato de texto ou colocar texto alternativo vinculado à imagem (se não mostrar a imagem, mostra o texto).
Por fim, evite colocar animações em gif ou flash. Faça um layout limpo e simples, para atingir o maior número de pessoas possível. E mostre aos seus clientes porquê eles devem ler seu e-mail. Apresente todas as vantagens da sua empresa no primeiro parágrafo.
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