Skip to main content
Marketing Digital

Tendências de SEO para 2015

By Abril 23, 2015Fevereiro 24th, 2023No Comments

As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) têm dominado os investimentos e a atenção dos gestores de Marketing Digital. A prática de otimização de sites para os buscadores, com destaque para o Google, é uma forma de garantir novos negócios e conquistar relevância na internet.

Alcançar as primeiras posições de buscas no Google tem sido o objetivo de muitas empresas, marcas e negócios digitais, como sites segmentados e lojas virtuais. Para o e-commerce, a otimização é ainda mais relevante, pois é capaz de atrair tráfego e aumentar significativamente o número de vendas concretizadas.

O SEO é realmente uma ótima estratégia de Marketing Digital, mas seus resultados positivos dependem de planejamento, conhecimento e atualização constante. Esse trabalho deve ser pensado a médio e longo prazo para que os resultados possam aparecer. O importante é ficar de olho nas novidades e mudanças implantadas no sistema de otimização, nos algoritmos do Google e nas boas práticas do setor.

 

Vamos enumerar nesse artigo as principais tendências de SEO para o ano de 2015. As informações devem ser usadas como base para o desenvolvimento de um trabalho consistente e qualificado de otimização de sites.

As principais novidades do SEO para 2015

Se você está familiarizado com as estratégias de SEO, já sabe que o principal objetivo dessa prática é conquistar boas colocações em resultados de buscas no Google. A competição é grande e, dependendo do segmento de atuação do empreendedor digital, ela se torna ainda mais evidente.

Por isso, um bom trabalho de SEO depende de muito estudo e pesquisa. O Google deve lançar algumas mudanças relevantes para o seu algoritmo em 2015. As alterações podem privilegiar ainda mais os sites com layout responsivo, que são aqueles que se adaptam ao formato de página exibido em computadores, tables e smartphones. Sendo assim, investir num site responsivo é a primeira dica para os gestores de marketing digital.

A principal orientação para os profissionais de SEO é ficar sempre atento ao Google Webmaster Central, principal fonte de informações e novidades lançadas pelo Google, como atualizações de algoritmo, novidades de busca móvel e novos recursos no Webmaster Tools.

O investimento estratégico em SEO exige um profundo conhecimento técnico, mas algumas tendências podem ser compreendidas por qualquer pessoa. A grande novidade do SEO para 2015 é a necessidade de apostar na criação de sites visualmente qualificados, com boa navegação e informações relevantes.

seo-2

Estratégias SEO para usar em 2015

1 – Melhorar a usabilidade dos sites – É preciso investir no melhoramento contínuo da usabilidade e navegação dos sites. As informações precisam estar de fácil acesso ao consumidor, as categorias e subcategorias de produtos ou serviços, para lojas – regras de compras/troca/entrega/meios de pagamento e contatos são os principais.

2 – Links – É preciso trabalhar a geração de links internos e externos do site. Para isso, é possível apostar na divulgação de conteúdo em redes sociais, em assessoria de imprensa digital e na produção de conteúdo relevante, que seja capaz de gerar links externos e que possa garantir uma ligação interna de qualidade com diversas páginas do próprio site.

3 – Planejamento de Key Words – As palavras-chave continuam importantes para o planejamento de SEO. É preciso trabalhar com projeção de resultados, pesquisa e testes de palavras-chave. Isso deve ser feito com a ajuda do Planejador de Palavras-Chave do Google, onde é possível encontrar os termos de busca mais relevantes para cada segmento.

4 – Elementos – O planejamento de SEO também depende da otimização dos elementos do site, como título, navegação, descrição de produto, nomenclatura das imagens e palavras-chave de cada página. Tudo isso colabora para o posicionamento nos buscadores.

5 – Landing Pages – Crie landing pages com as principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Essa categorização garante mais facilidade para que o usuário encontre a página com um ranqueamento estratégico no Google. Mas cuidado, é preciso criar com planejamento estratégico, pois caso contrário poderá ser punido também.

6 – Crie Conteúdo – Uma dica fundamental para trabalhar SEO é investir na criação de conteúdo único, relevante e original. O conteúdo aumenta muito a possibilidade de um site ficar bem posicionado nas buscas orgânicas. Aposte na publicação periódica de notícias, artigos, vídeos, infográficos, fotos, e-books e outros conteúdos que possam atrair os usuários, gerar tráfego e resultar em boas conversões para o site. Vale destacar que todo o conteúdo publicado deve ser de interesse do público-alvo.

7 – Descrições – Uma estratégia de SEO que também envolve a criação de conteúdo é a descrição de produtos. Quem trabalha com e-commerce precisa escrever muito bem as descrições, oferecendo ao cliente informações relevantes e estratégicas para estimular a compra. As descrições precisam ser únicas e detalhadas, quanto mais detalhes melhor.

8 – Mobile / Responsivo – Recentemente, 21/abril de 2015, o Google realizou uma nova alteração em seu algoritmo, que dará maior relevância a sites que possuem a versão mobile. À partir de agora sites com a versão para celulares e tablets terão preferencia se comparados com sites que não oferecem essa extensão.