Tudo o que queremos (e precisamos) saber tem uma única e simples resposta hoje em dia: Google. O maior site de buscas do mundo funciona hoje como o “guru” das respostas para qualquer pergunta. Basta um assunto e um clique para mergulhar no mar (quase) infinito de informações desvendadas pelo Google.
Mas, desde que as redes sociais ocuparam seu espaço no mundo digital, muitos se perguntam se é mesmo possível confiar no Google, ou se é melhor confiar nos nas opiniões de nossos próprios amigos nas redes sociais.
Se apenas levássemos em conta o poder que as redes sociais exercem na vida dos seus usuários e como elas são capazes de influenciar em decisões, a técnica de SEO (Search Engine Optmization) estaria completamente extinta, focaríamos apenas em marketing para redes sociais. É verdade que muitos usam as redes para se informar, porém o Google e as práticas de SEO continuam sendo tão importantes quanto antes.
Aliás, as mídias sociais ajudam muito na hora de melhorar a posição da sua marca (ou site) no Google e funcionam como ferramentas complementares reforçando o trabalho do SEO, formando uma ação integrada.
Por isso é importante levar em consideração o fato de que as redes sociais ganharam mais influência no ranking do Google, antes de definir sua estratégia de marketing digital e SEO. É possível e até melhor alinhar ambas as práticas para conseguir resultados otimizados.
Para ajudar, uma ótima dica é para que deixem bem visíveis os botões de compartilhamento no site para as redes sociais, como Facebook , Twitter, YouTube e Google+, isso pode melhorar o posicionamento na página do Google conforme mais compartilhamento e acessos o seu site ganhar.
Das redes sociais, a que mais influencia os resultados do Google é, obviamente, o Google+. Quanto mais recomendações sua marca, página ou artigo receber no Google+, melhor será o posicionamento no ranking. Portanto, é muito importante manter uma página atualizada e com conteúdo de qualidade no Google+, que vem ganhando cada vez mais destaque.
Na verdade, isso vale para todas as redes e até mesmo para seu site. Aliar conteúdo de qualidade com criatividade e boas referências não é tarefa fácil, mas é exatamente o que vai gerar mais acessos e compartilhamentos e, consequentemente, melhorar sua visibilidade no site mais acessado do mundo.
Mariana Lima é recém-formada em Jornalismo, atua como analista de mídias sociais e contribui semanalmente para o Score Media.
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