Skip to main content
Marketing Digital

Pheed, a nova rede social para ficar de olho!

By Novembro 21, 2012Fevereiro 24th, 2023No Comments

Para quem achou que não iria mais surgir nenhuma rede social depois do “boom” do Facebook e do Twitter, estava bem enganado! Depois do Pinterest, rede social feita para compartilhar imagens e ideias com um formato totalmente novo (dedicaremos um post especial sobre o Pinterest futuramente), ninguém pensou que mais uma nova rede social faria algum barulho tão cedo.

Eis que surge o Pheed. Um projeto que engloba funções do Facebook e tem características extremamente semelhantes ao Twitter. Muitos estão dizendo, inclusive, que o Pheed pode ser uma grande ameaça ao Twitter e chegar até a substituir o microblog em um futuro próximo.

O conceito é mesmo bastante similar ao do Twitter, porém o Pheed tem diversas funções interessantes e novas, além de ser focado em outro tipo de interação: o contato dos artistas com seus fãs. Tirando inspiração do (quase) extinto MySpace, a nova rede permite o compartilhamento de músicas, vídeos e transmissões online. Todo o conteúdo pode ser retirado de outros sites (como links do Youtube, Vimeo ou Soundcloud) mas também pode ser criado na hora, ou seja, o Pheed permite que você grave seu áudio ou vídeo na hora de publicá-lo.

 

 

 

A semelhança com o Twitter vem também na questão de limitar a quantidade de caracteres por publicação, porém o Pheed tem uma tolerância maior, de 420 caracteres (no Twitter são 120). A nova rede também faz uso das famosas hashtags (palavras ou frases colocadas com o símbolo “#” que geram links para todas as publicações que citaram a mesma palavra).

 

Por enquanto, nada de inimizades com as grandes redes sociais. Para acessar o Pheed você pode escolher entre sua conta do Facebook ou do Twitter para fazer log in, e ainda tem a opção de logar apenas através de um endereço de e-mail.

 

A partir do momento que você entra no Pheed, tudo parece já ser propositalmente desenvolvido para te agradar, tanto visualmente quanto em questão de conteúdo. Ao criar uma conta no Pheed ele te sugere algumas pessoas para seguir, entre elas muitas celebridades internacionais e logo sua “timeline” (chamada apenas de home no Pheed) fica repleta de conteúdos interessantes, fotos lindas, músicas exclusivas e publicações de famosos. Serve mesmo para quem quer ficar por dentro de todas as novidades de artistas e músicos, além de ajudar os próprios artistas a manter contato mais próximo com seus fãs, liberando conteúdos exclusivos através do Pheed.

 

Uma diferença (das grandes redes) que vem sendo bastante comentada é a existência de conteúdo Premium. Ou seja, no Pheed os usuários podem optar por criar uma conta que cobra pelo acesso ao conteúdo, assim outros usuários pagam taxas ao acessar a conta “vip”. As taxas variam de U$ 1,99 (diária) a U$34,99 (mensais). Um exemplo é a página do Pheed do músico Slash, que cobra U$2,99 mensais para quem tiver interessado em acessar suas publicações. Já o DJ David Guetta cobra U$4,99 mensalmente pelo seu conteúdo.

 

 

O modelo de negócios, pelo menos, parece estar funcionando bem até então, já que os artistas que cobram pelos conteúdos tem que dividir a arrecadação com o Pheed. Com esse modelo inovador, a proposta da nova rede não é encher os usuários de informações irrelevantes e sim proporcionar conteúdo multimídia de maior qualidade. Por estar cobrando, a exigência de quem paga é maior, mas a entrega também acaba valendo a pena. Para quem é fã de algum artista que participa do Pheed, principalmente.

 

Vale a pena experimentar, criar seu perfil e apostar se o Pheed vai ou não bombar como as gigantes antecessoras! Visite www.pheed.com para acessar e tirar suas próprias conclusões.

 

Mariana Lima é recém-formada em Jornalismo, atua como analista de mídias sociais e contribui semanalmente para o Score Media.

Confira mais posts sobre Marketing Digital, Redes Sociais, Mídias Sociais e dicas aqui!

Leave a Reply