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Marketing Digital

O que é Link Building?

By Maio 25, 2016Fevereiro 24th, 2023No Comments

Link Building é um dos conjuntos de estratégias de SEO com o intuito de agregar links de outros sites direcionados para um conteúdo específico. Esta prática tem como objetivo aumentar a autoridade e popularidade de um conteúdo, tornando-o melhor colocado em páginas de resultados de busca de mecanismos de busca, como o Google.

Link-Building
Atualmente, um dos grandes fatores de posicionamento de sites nas páginas de resultado de mecanismos de busca (SERPs – Search Engine Result Pages) é a quantidade e qualidade de links que apontam para aquela página. Em termos simples, quanto mais links apontarem para uma página, melhor. Entretanto, não se trata, apenas, de quantidade. Um site com melhor reputação, com apenas um link direcionado para uma página pode gerar mais relevância do que outros dez sites irrelevantes apontando para a mesma página.

 

serps - link building
A delimitação desta importância é mais complexa e os sites buscadores não esmiúçam todas as condições para tal. Independente disso, a importância de possuir links externos para uma página é grande e isso constitui um trabalho significativo para o profissional de SEO.
E dentro das técnicas de SEO, obter esses links importantes para o seu conteúdo, site ou página, é o trabalho de link building. O conjunto de estratégias para tal é vasto (e com o tempo, novas estratégias surgem ou deixam de ser válidas).
De práticas simples e rápidas, até outras mais complexas, confira algumas das melhores práticas de link building:
Criar interlinks em seu site: interligar as páginas do seu site ou blog é um serviço que você mesmo pode (e deve) fazer. Primeiro, você incentiva o usuário convidando a conhecer mais conteúdo do site. Segundo, uma página mais importante vai ‘ajudando’ uma menos importante, no momento em que fornece um link para ela.

link building
Faça com que as pessoas consumam seu conteúdo: é muito difícil ter um link para um conteúdo que não foi lido. É importante que as pessoas cheguem ao seu conteúdo para conhecer o que há nele. Neste aspecto, o número de pessoas que vão ler a postagem e criar link para ele é menor do que os leitores. É o caso dos conteúdos virais, que tornam uma marca ou site conhecido devido a um único post.
Esta prática é bem ampla e traz outras questões como o ‘tipo’ de conteúdo que está sendo criado, exemplo: conteúdo novo exclusivo (o famoso ‘furo’). Quando você é o primeiro a noticiar algo, as chances de que vejam seu conteúdo primeiro é grande. Conteúdos perenes (evergreen – sempre vivo), conteúdos atemporais, que são relevantes, independente das datas.
Outra boa prática é ter um blog sobre o serviço prestado. Um blog é uma porta fácil para a geração de novo conteúdo exclusivo e relevante ao tipo de serviço e produto oferecido. Exemplo, se o seu produto é exclusivo para o público infantil, é possível construir posts sobre este universo, principais cuidados, o que se deve ou não fazer, etc. Neste ínterim, mesmo que haja outros blogs do mesmo segmento, é sempre possível utilizá-los como inspiração para criar um conteúdo ainda melhor.
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