No último mês de setembro, o Google atualizou o seu algoritmo nomeado Pinguim 4.0, que chegou à sua versão 4.0. Essa atualização, bastante aguardada principalmente pelos profissionais de SEO, demorou cerca de dois anos para ser lançada e traz uma nova e importante qualidade para combater os spams de buscadores e os links de qualidade duvidosa.
O Pinguim é uma das grandes atualizações de algoritmo do buscador Google, que foi lançada no ano de 2012. Essa atualização nasceu com o principal intuito de combater as práticas maliciosas, consideradas como SEO black hat, que consistiam de angariar grande quantidade de links para um site, os chamados links spammers.
Como a quantidade de link apontadas para um site é um dos fatores de rankeamento de um site, a técnica (black hat) se tornou difundida mesmo violando as diretrizes do Google. Essa quantidade de links apontados para o site geralmente independia da qualidade e o Pinguim tratou de resolver essa questão.
De 2012 para cá, no entanto, o algoritmo vem sendo melhorando e ao chegar no Pinguim 4.0, ele ganha uma nova característica que o torna muito mais ágil. Segundo o Google, muitos dos seus algoritmos reconheciam imediatamente as mudanças feitas em sites e já trabalhavam para que o posicionamento deles fosse atualizado. Entretanto, alguns algoritmos simplesmente levavam mais tempo para processar essas atualizações e entregar um resultado para o site.
O Pinguim era um desses algoritmos que demoravam mais tempo para processar as mudanças e, agora, com sua nova atualização, o algoritmo Pinguim 4.0 passa a trabalhar em tempo real. Todas as mudanças que um webmaster realizar em seu site, sendo elas relacionadas a backlinks, depois do Pinguim 4.0, elas são lidas pelo Google em tempo real e os possíveis resultados serão refletidos diretamente na página de resultado de busca do Google (SERP).
Lembrando que a versão anterior, o Pinguim 3.0, lançado em 2014, tinha como algumas de suas características analisarem os links quebrados do site e também entender melhor o comportamento do usuário dentro de um site, usando cálculos baseados no tempo de permanência, links de entrada, entre outros detalhes.
É importante frisar que essa mudança pode ser benéfica ou prejudicial para um site. Isso porque pode acontecer deste site possuir diferentes links de baixa qualidade apontados para o site e que, com certeza, afetarão o resultado na SERP.
Sendo assim, o que fazer se um site foi afetado pelo novo Pinguim 4.0?
Os profissionais da web que sentirem qualquer alteração no posicionamento do site, ou simplesmente tiverem dúvidas acerca disso, devem checar através das ferramentas disponíveis na internet. A primeira e principal delas é o próprio Google Search Console (antigo Google Webmaster Tools).
Esta ferramenta é essencial para acompanhar o comportamento do site referente às buscas no Google. Como se trata de uma ferramenta fornecido pela própria empresa, a exatidão dos dados é muito maior. Segundo, através do Google Search Console é possível averiguar possíveis erros de indexação, os links que estão sendo direcionados para o site e até mesmo se houve algum problema maior como um site hackeado.
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