Hoje, continuaremos o post sobre o case de sucesso da loja online de presentes criativos Loopday, caso você não tenha lido a primeira parte clique aqui. Os resultados satisfatórios do e-commerce com o trabalho em SEO feito pela Score Media renderam indicação ao prêmio ABCOM de melhor consultoria em negócios digitais de 2015.
Resultados
Depois de um ano, a loja atingiu 17 mil visitas orgânicas, 14 mil novos usuários e apresentou crescimento da receita em 600%.
O e-commerce da loja é um dos primeiros resultados na busca da palavra chave “presentes criativos” no buscador Google, com ranqueamento próximo ao da conhecida loja Imaginarium, que atua no mesmo segmento, ocupando as primeiras colocações de forma variável. O tráfego obtido demorou cerca de 6 meses para ser alcançado e é considerado de nicho.
Para entendermos os resultados obtidos, vamos detalhar a aplicação das estratégias de SEO. A Score Media as dividiu em 5 itens, vamos conferir:
1- OnPages
Quando a plataforma da Loopday foi desenvolvida inicialmente, não continha a parte de URLs canônicas nos filtros de produtos, e isso foi incorporado com o objetivo de eliminar os conteúdos duplicados através do Moz e direcionar o público ao conteúdo original.
O blog foi colocado dentro da plataforma da loja, além da análise das URLs antigas, criação de URLs amigáveis, produtos relacionados, revisão de páginas com o erro 404 através do Google Webmaster tools e Bing Webmaster Plus, criação de titles e metadescrições foram realizadas.
Muitos desconsideram a metadescrição como prática relevante em SEO, mas uma descrição bem feita aumenta a atratividade do conteúdo e aumenta o CTR e sua relevância. A Score Media respeitou e seguiu o padrão recomendado pelo Google.
2- LinkBuilding
São aproximadamente mais de 100 estratégias sólidas de linkbuilding existentes, mas entre as estratégias utilizadas, iremos citar a utilização do programa de afiliados. Ele permite criar uma rede de colaboradores e expandir a quantidade de conteúdo original disseminado através de assessoria de imprensa, parceria com grandes portais e abordagem de blogueiros influentes.
Moderadamente, foi realizado o cadastro em diretórios de empresas, como por exemplo, o Guia Mais e Empreendemia, além da parceria com os fabricantes dos produtos comercializados pela loja, que a indicavam para os potenciais clientes através de links.
3- Social
A sociabilidade da loja Loopday foi trabalhada, com o objetivo em proporcionar facilidade para o usuário no momento da compra através de ferramentas que podem ser anexadas ao site. O Google Plus foi trabalhado para multiplicar o conteúdo de forma semelhante ao Facebook.
Ícones sociais foram colocados no rodapé do site com convite aos usuários para curtir e compartilhar a página e os produtos nas redes sociais. Uma caixa de likebox foi implementada dentro do blog com opções de navegação e compartilhamento. Essa prática foi importante para disseminar o conteúdo e produtos pela rede por parte dos usuários de forma espontânea.
4- Conteúdo
A curva ABC foi utilizada como base para as estratégias de conteúdo. A curva A são produtos considerados top de linha, a exemplo do iPhone. Estes produtos conquistam mais tráfego e aumentam as vendas.
Solicitamos os produtos da curva A e da curva B e criamos conteúdo diferenciado para eles. O conteúdo tinha mais de 250 palavras e em formato longpage para criar htmls efetivos.
Os artigos do blog começaram a ter no mínimo 500 palavras e com links dentro do post direcionados aos produtos da loja. Um e-book foi criado com receitas para aproveitar o nicho de produtos criativos para a cozinha. Ele foi divulgado nas redes sociais e em blog parceiros ele podia ser baixado de graça pelos visitantes.
Os clientes precisavam cadastrar o e-mail de contato para ter acesso a um material informativo e original, com dicas e receitas de diversos pratos que podiam ser preparados com auxílio dos produtos da loja online Loopday, como por exemplo, as panelas que o e-commerce disponibiliza. Essa foi uma maneira de conseguir captar mais leads para a loja, e ao mesmo tempo, presenteá-los com o e-book.
Além disso, todas as categorias e subcategorias do site foram trabalhadas. Essa é uma das estratégias mais importantes, pois possibilita balancear o conteúdo HTML e textos nas mesmas proporções.
5- Relatórios
Para a mensuração de resultados, a Score Media utilizou as informações dos seguintes relatórios:
– Relatório de análise de eficiência de conteúdo do Analytics, para medir se a produção de conteúdo era eficiente;
– Relatório de Análise de palavras-chave do Analytics, para verificar as palavras-chaves mais buscadas pelos internautas;
– Relatório PPC do Analytics;
– Relatório Redes Sociais do Analytics, para medir o desempenho das redes sociais;
– Relatório de tráfego do e-commerce do Analytics, para verificar a quantidade de tráfego da loja;
– Relatório de Navegador do Analytics;
– Crescimento do tráfego orgânico do Analytics, para medir o crescimento mensal.
Os relatórios foram arquivados para acompanhar de perto o crescimento do tráfego mês a mês. Com empenho no trabalho de SEO e a participação ativa do cliente foi possível alcançar os resultados satisfatórios. Esperamos tê-los ajudado a compreender algumas estratégias essenciais e mostrar que com dedicação e pontualidade é possível aumentar o tráfego de sua loja e-commerce de maneira considerável. Deixe o seu comentário, duvida sobre o case, sugestões para novos posts e compartilhe nas redes sociais.
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