O Pinterest é uma mídia online de alto alcance e ótimo potencial para compartilhamento, distribuição de conteúdo e fidelização de seguidores. Essa revolucionária plataforma de interação e organização já começou suas atividades na internet fazendo muito sucesso, batendo números extravagantes e atingindo um público diferenciado.
O Pinterest já possui mais de 70 milhões de usuários ativos e é reconhecido por ser a primeira mídia online onde as mulheres predominam. Lançada em 2012, a plataforma é uma revolução de softwares online com a proposta de reorganização de imagens, vídeos e conteúdos com interatividade.
Com toda a estrutura necessária, o Pinterest tem o poder de oferecer aos usuários inúmeras ferramentas para alterar e melhorar qualquer tipo de conteúdo online. Vale lembrar que o Brasil é um dos 10 países que apresentam o maior número de usuários e forte tendência de crescimento do Pinterest no mundo. Saiba como utilizar a plataforma estrategicamente!
Crie o perfil da sua marca no Pinterest
Depois de solicitar um convite para fazer parte do Pinterest e ter acesso ao imenso número de usuários da rede, você poderá determinar as categorias que são interessantes para o seu público e sua marca, motivar os usuários a criarem listas de desejos e ativar imagens que triplicam suas visualizações e pins.
Antes, é preciso criar um perfil profissional para que sua marca ganhe força e relevância na plataforma. Os passos são simples e fáceis: basta acessar a aba “Entrar”, preencher um nome de usuário, cadastrar um e-mail, uma senha e criar a sua conta.
É importante dizer que o Pinterest é mais do que uma rede social. Ele é um canal onde os usuários podem buscar assuntos e conteúdos de sua preferência. Por isso, é importante saber segmentar o perfil empresarial na plataforma.
Montando e organizando seu painel
O Pinterest é uma ferramenta que trabalha principalmente com imagens, e a melhor forma de organização das fotos é através do painel. A próxima etapa para usar estrategicamente o Pinterest é determinar as temáticas que farão parte dos seus painéis e, para isso, é importante conhecer muito bem o seu público.
Esta etapa é importante para saber trabalhar com seus clientes e também para acompanhar seus concorrentes ou pessoas com perfis parecidos, que podem inspirar a criação e a postagem em seu perfil. As imagens que vão compor seus painéis podem ser retiradas da web, de dispositivos de entrada como câmeras e smartphones e até mesmo importados de sites e blogs.
Como aumentar o fluxo no seu Pinterest de forma estratégica
No Pinterest, o pin é como o “curtir” do Facebook. Para atrair mais fluxo para o seu Pinterest e deixar sua marca mais exposta na internet, otimize seu blog ou site com um botão de compartilhamento “Pin It”.
Para deixar sua marca bem sucedida no Pinterest, é fundamental saber lidar bem com as imagens. Por isso, crie posts com imagens interessantes, diferentes, chamativas, bem trabalhadas e organizadas.
Apenas como referência, as imagens coloridas postadas nessa rede recebem 3 vezes mais “pins” quando comparadas com imagens que só possuem uma cor. Saiba também que imagens que não contêm rostos humanos são compartilhadas 23 vezes mais do que aquelas que apresentam pessoas. Ou seja, escolha com carinho suas fotos!
Além disso, mantenha seu perfil sempre atualizado e otimize suas imagens. Se você usar todos esses recursos e dicas, seus seguidores vão se sentir motivados a criar listas de desejos.
Outras orientações que funcionam muito bem são: caprichar na descrição no Pinterest para aumentar o tráfego e criar Boards para que sua marca se torne uma referência.
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