Skip to main content
Marketing Digital

Como fazer um email marketing, não SPAM

By Julho 26, 2012Fevereiro 24th, 2023No Comments

O e-mail marketing é a ferramenta de marketing digital, como uma solução basicamente de comunicação direta que visa estabelecer um contato com o consumidor, passando para ele a sua mensagem.

O desafio do email marketing é se diferenciar e ser útil, já que a maioria vira SPAM. As empresas devem seguir algumas dicas, como manter o seu próprio banco de dados de e-mails, adquirir listas de e-mails de empresas, que indiquem claramente como os e-mails foram obtidos, não enviar folhetos no seu email marketing e calcular os melhores horários para enviar a informação para os seus clientes, ou seja, quais ele terá mais chances de abrir sua mensagem.

Por exemplo, um executivo recebe muitos emails de SPAM na segunda pela manhã, pois ele não leu nenhum email no final de semana. Assim é melhor enviar emails para ele na terça à tarde. Estude os seus clientes, a pior propaganda é a chata. Não envie milhões de emails, não envie folhetos em imagem, não fale só de seus produtos.Envie somente mensagens relevantes, ofertas genuínas e exclusivas. Cause impacto.

 

A regra de ouro do email marketing é: Envie informações úteis, para as pessoas certas e que desejam recebê-las.

Com uma comunicação dirigida há total possibilidade de personalização, um e-mail marketing bem feito oferece alta taxa de retorno e ágeis mecanismos para mensurar as investidas. Mas é preciso atentar para a qualidade das ações.

O que deve ficar claro é que o e-mail marketing não é um mero instrumento para divulgação. Trata-se de um modo de conhecer melhor o cliente e identificar suas preferências. Tome as mensurações feitas por empresas de email marketing como formas para incrementar seu negócio. Você pode inclusive fazer testes, enviando diferentes mensagens para dois grupos e comparando os retornos obtidos.

Por fim, o marketing por email é uma ótima estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site, sempre oferecendo conteúdo de qualidade para seus leitores.

Leave a Reply